Cotidiano

?Renan é que manda no Supremo??, questiona Kátia Abreu

BRASÍLIA – Os aliados da presidente afastada Dilma Rousseff reagiram com surpresa e indignação à intervenção feita pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que ao criticar a senadora Gleisi Hoffmann por ter dito que o Senado não tem moral para julgar a presidenta, afirmou que ele teria conseguido suspender, no Supremo Tribunal Federal, que o indiciamento dela seja feito pela Polícia Federal. A ex-ministra de Dilma, senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), criticou duramente o colega de partido. Segundo ela, em vez de acalmar os ânimos, Renan opta por uma atitude de agressão ao Supremo e ao Senado.

? O que o Renan fez não tem nome. Ele é o presidente do Senado. Pega a palavra e toma uma atitude dessas, de agressão? É ele quem manda no Supremo? Ele quem decide sobre indiciamento, que tira indiciamento? Foi uma agressão ao Judiciário e ao Senado ? afirmou Kátia Abreu.

O advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo, evitou se pronunciar sobre o bate-boca em plenário e a fala de Renan. Mas garantiu que a presidente virá se defender na segunda-feira:

? Ela virá! Vamos acalmar as coisas.

Para os aliados de Dilma, a tensão está aumentando desde ontem quando conseguiram a suspeição da principal testemunha de acusação. Eles acreditam que os aliados de Michel Temer aumentaram as críticas porque perceberam que estão perdendo “a narrativa”.

? Eles querem diminuir o tempo do julgamento porque está causando constrangimento nacional !

Assim que a sessão foi suspensa, os aliados de Dilma foram se reunir na Liderança do PT para traçar a estratégia. A senadora Gleisi deixou o plenário, mas não quis dar declarações sobre o ocorrido. Afirmou que falará com a imprensa após essa reunião. O senador petista Paulo Rocha (PT-PA), resumiu:

? Desandou, agora desandou. Desde ontem eu procurei o Renan, o Aloysio para conversarmos e não deixarmos as coisas desandarem. Ele como presidente faz uma fala para conciliar e dá nisso. Renan perdeu a cabeça!

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou que o que todos querem é acalmar os ânimos:

? O presidente foi tentar acalmar os ânimos e acabou incendiando. Não temos intenção de manter o incêndio!