Variedades

Projeto Museu no Tempo: Preservando a Memória, a História e a Identidade Cultural

Museu Histórico Celso Formighieri Sperança lança no dia 16 de dezembro durante a Feira do Teatro o Projeto Museu no Tempo!

O Museu no Tempo conta com 10 expositores temáticos itinerantes que trazem mais de 80 fotografias históricas com as informações que contam nossa história de forma inédita para o acesso à pesquisa.

Em se tratando de exposição externa, fez-se necessário o uso de materiais resistentes às intempéries do clima, porém práticos. Esta forma inédita em Cascavel de contar nossa história será extremamente útil para o acesso à pesquisa e ações que possam estimular a população a visitar os nossos espaços museológicos.

Silvia Prado, coordenadora do Centro Cultural Gilberto Mayer que contempla o Museu da Imagem e do Som, Museu Histórico Celso Formighieri Sperança, “acreditamos que o Museu no Tempo tenha relevância histórica, social e cultural para os munícipes, bem como ações e atividades que iremos destacar ao longo deste projeto. Também convidamos a todos para conhecer os novos cenários do Museu Histórico e a ampliação das exposições, as melhorias foram realizadas com recursos da Secesp. Para itinerância do Museu no Tempo serão confeccionados painéis de acrílico para serem emprestados para espaços públicos, escolas e entidades.

Melhorias 

O Museu Histórico Celso Formighieri Sperança foi contemplado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com verba referente à Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o que possibilitou a aquisição de materiais e mobiliário, equipamentos de informática, equipamentos de preservação, contador de fluxo de visitantes e oficinas de capacitação técnica em Museologia e Museografia, Gestão de Reserva Técnica, Gestão Museológica, Documentação e Informação, Digitalização e Informatização, Normativas de Acesso ao Acervo, Plano Museológico, Curadoria, Expografia, Arqueologia e Conservação Preventiva. Este repasse de cerca de 228 mil é condicionado ao Museu Histórico Celso Formighieri Sperança por ser uma Instituição de Guarda de Material Arqueológico.

Oficinas

Para abrir a série de cursos e oficinas, do dia 11 a 15 de dezembro, o museu recebe a oficina de Capacitação Técnica em Museologia (Programa IV- TAC/IPHAN), ministrada pela Museóloga Karina Muniz Viana no Museu Histórico Celso Formigheiri Sperança, para acadêmicos e servidores do município e 5 vagas para o público externo.

Também será oferecido o Curso de Arqueologia para acadêmicos e servidores do município e 5 vagas para público externo. Este curso é ministrado pela Arqueóloga Rucirene Miguel e acontecerá de 17 a 21 de dezembro.

Cronograma da oficinas:

Capacitação Técnica em Museologia e Museografia
Local: Museu Histórico Celso Formigheiri Sperança
Data: De 11 a 15 de dezembro 2018
Horário: 8h30 ás 12h e das 13h30 às 17h

Curso de Arqueologia
Local: Museu Histórico Celso Formigheiri Sperança
Data: De 17 a 21 de dezembro 2018
Horário: 8h30 ás 12h e das 13h30 às 17h