Educação

Projeto ensina técnica vocal e musical a alunos de Cascavel

Na rede estadual de ensino, 11 colégios contam com atividades gratuitas

Alunos e funcionários do Colégio Estadual Brasmadeira em Cascavel têm compromisso marcado às terças-feiras das 17h40 às 18h30. Eles participam do Projeto Música na Escola, que atende 11 colégios da rede pública estadual do município, e têm a oportunidade de aprender gratuitamente com aulas de violino, violão, flauta doce e de técnica vocal.

De acordo com a coordenadora musical, Rosemary Pontes Espires, é importante que o aluno tenha contato com a música desde a infância. “A criança e o adolescente desenvolvem criatividade, melhoram a fala e por meio das atividades apresentadas em sala, também têm a oportunidade de trabalhar o improviso”.

Ela destaca ainda a contribuição do Projeto Música na Escola. “Além de proporcionar um melhor convívio e a socialização, desenvolve no aluno a concentração, memorização e melhora a habilidade nas atividades extracurriculares”.

Antes de começar a aula de técnica vocal, Brenda Ewald da Silva se mostrou preparada para soltar a voz. “Gosto de participar das aulas e com a técnica aprendo a controlar a altura da minha voz na hora de falar e também no canto”, comenta.

A professora de técnica vocal, Lene Carolino, explica a importância da técnica não somente no momento de cantar uma música. “É um beneficio, pois o aluno aprende a respirar de forma certa, usar a projeção e impostação da voz. Além disso, pode levar todo o aprendizado para fora da escola e aplicá-lo na vida pessoal”, enfatiza.

Hoje, além das salas de aulas repletas de alunos estudando, é possível ouvir um som harmonioso nos corredores do colégio, embalado pela melodia dos instrumentos e vozes cantadas.

Sobre o projeto

O Projeto Música na Escola oferece oportunidade gratuita para que as pessoas possam conhecer e aprender sobre instrumentos musicais e técnica vocal. “Acredito que a palavra chave é oportunidade. Temos alunos com tantas habilidades, interesses, possibilidades e faltava a oportunidade de desenvolver seus talentos e demonstrar suas capacidades”, explica a coordenadora pedagógica do projeto, Ana Lucia Toledo.