A cultura emociona, diverte e pode até transformar as pessoas. Não por acaso, o teatro é o carro chefe do Viajando de Bem com a Via, projeto que de forma lúdica desperta entre as crianças a consciência de que é preciso seguir as regras de trânsito e agir com serenidade e bom senso nas estradas e na cidade para evitar acidentes. Este ano, a estrutura itinerante vai visitar nove cidades de seis estados: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás.

A programação começa no dia 11 de outubro, em Cascavel, e segue até 10 de dezembro. No período, a companhia Trip Teatro fará 180 apresentações da peça A legendária viagem de Nonô, uma divertida história sobre um carro que permaneceu mais de cinquenta anos na garagem até ser encontrado por duas amigas que embarcam em uma grande e divertida aventura na estrada.

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, o Viajando de Bem Com a Via tem realização do Ministério do Turismo e da Magma Cultura e patrocínio da Ecorodovias. Além da programação cultural, a visita das crianças ao projeto inclui uma vivência prática em uma minipista onde são simuladas experiências do dia a dia no trânsito. Os participantes aprendem e se divertem ao mesmo tempo.

As apresentações teatrais ocorrem no Teatro Móvel, uma sala itinerante especialmente adaptada para receber o público. Nesta edição, a capacidade do espaço foi reduzida pela metade para garantir que os participantes mantenham o distanciamento social. O público também vai seguir protocolos de saúde que incluem aferição de temperatura, exigência do uso de máscara e disponibilização de dispensers de álcool gel.

Produtor da Magma Cultura, Jefferson Bevilacqua conta que a Trip Teatro foi a atração da edição anterior do projeto, executada em 2019, com outra peça. “As crianças adoraram a experiência e se divertiram muito. Por isso convidamos os artistas para voltarem agora. Levar bons espetáculos até o público forma novas audiências e é uma espécie de celebração dessa atividade cultural tão importante”.

Programação

  • Cascavel (PR) – 11 a 15 de outubro
  • Estacionamento do Teatro Municipal Sefin Filho, Rua Rio de Janeiro, 905, Centro
  • São Vicente (SP) – 18 a 22 de outubro
  • Cubatão (SP) – 25 a 29 de outubro
  • Guarulhos (SP) – 01 a 05 de novembro
  • Niterói (RJ) – 08 a 12 de novembro
  • Linhares (ES) – 15 a 19 de novembro
  • Monte Alegre de Minas (MG) – 22 a 26 de novembro
  • Catalão (GO) – 29 de novembro a 03 de dezembro
  • Anápolis (GO) – 06 a 10 de dezembro