Cotidiano

Programas de desburocratização facilitam vida do empresário e fomentam geração de empregos em Cascavel

Município se consolida como referência com maior saldo de contratações de todo o Paraná...

Programas de desburocratização facilitam vida do empresário e fomentam geração de empregos em Cascavel

O município de Cascavel mais uma vez é destaque estadual. A cidade fechou o mês de abril com o maior saldo de contratações de todo o Paraná. Para se tornar essa referência na geração de empregos e renda, Cascavel tem investido fortemente em programas que deixam a burocracia no passado e facilitam a vida do empresário. São inúmeros incentivos que possibilitam o empreendedor ter confiança de investir na cidade e nos cascavelenses.

Uma das ações mais recentes realizadas pelo governo municipal foi estender a validade do alvará, por meio de um decreto assinado em maio. Com o serviço, a prefeitura autoriza a renovação da licença de empresas que se enquadram nos níveis de riscos baixo e médio e só faz as vistorias posteriormente, dando agilidade ao processo. A renovação será feita a cada dois anos. Uma prova que Cascavel confia na palavra dos empresários.

ALVARÁ FÁCIL ON-LINE

Ainda sobre o alvará, a administração pública criou em 2018, o Alvará Fácil On-line, um sistema de gestão que desburocratiza os serviços municipais para regulamentar empresas. A plataforma permite o cidadão fazer a solicitação do documento pela internet, e, caso o contribuinte esteja regularizado, imprimir o certificado. Com o recurso, empresários e contadores podem emitir, do próprio escritório, o alvará de licença em até 48 horas, dependendo da atividade.

REDE SIM

Em sintonia com o avanço da cidade e com o Alvará Fácil On-line, foi criada a Rede Sim, serviço que permite que uma empresa seja criada de forma 100% online com poucos cliques, inclusive com as solicitações de licenças do Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais. Na prática, é possível abrir uma empresa em cinco minutos.

APROVA DIGITAL

Desde 2018, Cascavel também conta com o Aprova Digital, software que garante emissão de documentos em poucos minutos. Antes engenheiros e arquitetos de Cascavel levavam meses para fazer, agora a ação pode ser feito digitalmente, sem perder tempo. O programa elimina a presença física na prefeitura para obter um documento e poder iniciar uma obra.

HABITE-SE OLINE

Nessa mesma linha, existe o Habite-se Online, desde 2020, a ferramenta acelera a liberação de imóveis em cartório. O programa também facilita o acesso ao financiamento às pessoas que estejam aptas. O grande passo é a realização da vistoria sem a necessidade de visita in loco. Com a  documentação fotográfica e o termo de responsabilidade do profissional, é possível ter a liberação em poucos minutos.

FOMENTO À PRODUÇÃO E PROGETA

Em 2019, Cascavel saiu na frente mais uma vez, quando foi criada Lei 7.025/2019 de Fomento à Produção, por meio do ProGeta, que oferece incentivos fiscais com a isenção de alguns tributos municipais na hora de iniciar ou ampliar os trabalhos. A lei prevê que empresas que adquirirem imóveis para ampliação de suas instalações e que gerem emprego e renda no Município de Cascavel têm o benefício do ITBI sobre as aquisições de imóveis.

BANCO DA MULHER

O empoderamento feminino também ganhou apoio no âmbito dos negócios. Criado em 2019 e regulamentado no ano seguinte, o Banco da Mulher Cascavelense (BMC) oferece empréstimos que trazem juros subsidiados pelo Município, como forma de incentivar o empreendedorismo feminino. Segundo o balanço do ano passado, mais de 400 mulheres foram beneficiadas, que resultaram em cerca de R$ 4 milhões em negócios. Os empreendedores também recebem capacitação para impulsionar seus empreendimentos, por meio do programa “Qualificando Bem”.

CONSTRUA CIDADÃO

Uma cidade que se preocupa com o desenvolvimento, sem perder o lado humano. Assim é Cascavel, que desde 2017, conta com o ConstRua Cidadão, o programa viabiliza a retirada pessoas em situação de vulnerabilidade social das ruas e os insere na sociedade com a promoção de oficinas profissionalizantes e a realização de atividades laborais em vários locais do Município.

ESPAÇO EMPREENDER

Além de todos esses incentivos, o empresário cascavelense tem um espaço dedicado a ele e seus negócios em Cascavel: o Espaço Empreender, que concentra todos os serviços relacionados ao empreendedorismo em um só local.

Cascavel cresce a cada dia, sempre despontando como um município de referência. Mas alçar voos tão altos só é possível porque existe uma sintonia entre o poder público e os cascavelenses.

Fonte: Assessoria