Cotidiano

Presidente da Fiep defende pacto governamental e diálogo

Edson Campagnolo ministrou palestra sobre perspectivas da economia paranaense

Cascavel – Durante palestra ministrada em Cascavel, o presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Edson Campagnolo, comentou sobre as perspectivas do cenário da economia paranaense e nacional a membros de conselhos municipais, empresários, convidados da Fiep, representantes de sindicatos, além do prefeito Edgar Bueno.

Para Campagnolo, a atual crise econômica ainda deve se estender devido à dinâmica da economia mundial e ajustes que serão feitos. Além disso, ele defende um pacto de governabilidade e pede o início de diálogos.

“O governo quer reduzir despesas e a oposição quer que o Estado honre com aquilo que foi prometido. Nessa história, alguém terá que ceder, mas não percebermos isso no Congresso Nacional, porque a queda de braço ainda continua. Se ninguém ceder essa crise vai demorar ainda mais para ser minimizada”, alerta.

De acordo com Campagnolo, se não ocorrer um acordo entre os partidos políticos, o cenário desfavorável pode se perpetuar por até três anos, devido ao período de mandato do atual governo.

O líder da federação diz que o atual contexto econômico carece de preocupação. Para isso, elenca possíveis medidas para reduzir os efeitos da crise.

“O governo tem de ser ágil e reduzir as suas despesas, número de secretarias e ministérios e, talvez, fazer alguns ajustes nas contas públicas e medidas de incentivo como, por exemplo, nos programas de exportações”, disse.

(Com informações de Marcelo Machado)