Cotidiano

População pode acessar documentos do Arquivo Público do Estado

Projeto “Documento do Mês” foi criado para divulgar pesquisas importantes que ajudam a contar a história do Paraná e, em alguns casos, do Brasil

Departamentos do Arquivo Público. Foto: Ari Dias/AEN
Departamentos do Arquivo Público. Foto: Ari Dias/AEN

Pesquisadores e a população em geral podem ter acesso ao acervo do Departamento de Arquivo Público do Paraná (Deap) por meio do projeto “Documento do Mês”. O intuito é e divulgar pesquisas importantes que ajudam a contar a história do Paraná e, em alguns casos, do Brasil.

Outro objetivo é trazer pesquisadores mais perto desses documentos, como ressalta a diretora Isabela Resende Damiani. “Quando pensamos na elaboração deste projeto, tivemos como objetivo divulgar paulatinamente o vasto e rico acervo existente no Departamento de Arquivo Público do Paraná, cujo recorte temporal é do final do século XVII até o início do século XXI, e possui inúmeras curiosidades e informações que dialogam com a história regional e nacional”.

“Acreditamos que os pesquisadores possam encontrar novas possibilidades para suas investigações, assim como os membros da comunidade podem se identificar com as informações e aumentar o seu conhecimento sobre o Arquivo Público em si, além da própria história local”, Isabela.

HISTÓRIA – Criado em julho deste ano, o projeto já divulgou documentos que contam um pouco da história do Farol da Ilha do Mel; sobre o atletismo brasileiro juvenil, com notas feitas pelo professor de Educação Física Germano Bayer, que atuou no Colégio Estadual do Paraná e dedicou-se ativamente à educação básica do Estado. Divulgou também conteúdo sobre a Ilha das Cobras, situada na Baía de Paranaguá, e sua importância como ponto estratégico para combater a entrada de epidemias na Província pelo Porto de Paranaguá.

O Arquivo Público foi criado em 1855, tendo seu nome alterado algumas vezes e passado por diferentes secretarias do Estado, pertencendo hoje à secretaria estadual da Administração e da Previdência. Atualmente, além de reunir a documentação referente à memória do Poder Público, tem a responsabilidade de executar a administração da política relativa ao patrimônio documental do Estado.

“Sabemos da importância fundamental da conservação desses documentos e como são importantes para contar a história do Paraná. O objetivo é que o acesso às informações de interesse da administração pública e do cidadão seja rápido e seguro”, ressalta o secretário da Administração e Previdência, Marcel Micheletto.

ACESSO – Para visualizar o projeto “Documento do Mês”, acesse este SITE.

O Deap fica em Curitiba, na Rua dos Funcionários, 1796, no bairro Cabral, e está aberto para atendimento ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. O atendimento ocorre de forma remota e presencial. O interessado pode entrar em contato por telefone ou e-mail ([email protected]| [email protected] | (41) 3352-2299) ou ir pessoalmente ao Arquivo Público. Para pesquisar presencialmente é necessário agendar previamente, via e-mail.

Agência Estado