Variedades

Polaridade: O que são signos positivos e negativos?

Veja qual elemento simboliza e dá força ao seu signo

Polaridade: O que são signos positivos e negativos?

Existem 12 signos do zodíaco, certo? Podemos dividir ou agrupar esses 12 signos de várias formas. O jeito mais comum e frequente de dividi-los através de elementos, ritmos e polaridades. Quando dividimos os signos por elemento, estamos colocando cada um em uma caixinha que pode ser de fogo, terra, ar ou água. Ou seja: ação, sensorialidade, pensamento e emoção, respectivamente.

Geralmente alguém que é ariano, logo vira e diz: “Eu sou fogo!” – sim, é fogo mesmo – de personalidade, de elemento, mas não necessariamente de temperamento.

Signos de fogo: Áries, Leão e Sagitário

Signos de terra: Touro, Virgem e Capricórnio

Signos de ar: Gêmeos, libra e Aquário

Signos de água: Câncer, Escorpião e Peixes

Além dos elementos, podemos dividir os signos em ritmos, que são cardinal, fixo e mutável. Nesse caso, cada um dança conforme uma música.

Os signos cardinais têm uma energia mais voltada para os começos (como um atleta de corrida que é especializado em curtas distâncias). São eles: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio.

Os signos fixos possuem uma energia de concentração maior no meio de um processo (como um atleta de médias distâncias). São eles: Touro, Leão, Escorpião e Aquário.

Os signos mutáveis têm como diferencial uma grande energia voltada para os fins (são os que melhor se dariam em uma maratona, por exemplo, porque iriam aumentando seu desempenho ao longo da corrida até dar o “tiro” final). São eles: Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.

E tem ainda a divisão referente à polaridade dos signos. Neste caso, dizemos apenas que os signos são, positivos ou negativos, ou também, masculinos e femininos, e ainda Yang e Yin.

Fica mais fácil enxergar quando se olha sob a ótica oriental, do Yin e Yang (já veio o símbolo na cabeça?). Então, é exatamente isso: os extremos se complementam para que exista um equilíbrio universal. Se um dia você ouvir alguém falar sobre signos femininos e masculinos, é importante que entenda também que não estamos falando de gênero, e sim, de energia.

Signo Positivo, Masculino, Ativo, Yang = Fogo e Ar = Áries, Leão, Sagitário, Gêmeos, Libra e Aquário.

Signo Negativo, Feminino, Passivo, Yin = Terra e Água = Touro, Virgem, Capricórnio, Câncer, Escorpião e Peixes.

Em cada área da sua vida (ou casa astrológica), existe a energia de um signo (e às vezes de um planeta também) atuando ali, o que vai afetar a maneira como você age, encara, vê ou é visto pelas pessoas. Não à toa, a Astrologia é um saber tão rico, e que a cada vez que você mergulha mais um pouquinho, percebe o quão único e especial você é.