Cotidiano

Plantio de soja começa, mas precisa de chuva

75% das plantas estão em fase de germinação e 25% em desenvolvimento vegetativo

Plantio de soja começa, mas precisa de chuva

Cascavel – A estiagem prolongada e o calorão registrado no Paraná continuam a prejudicar o campo. O plantio da safra de soja 2020/2021 começou tímido na região oeste, em cidades que registraram pancadas de chuvas no último fim de semana, onde as máquinas trabalharam inclusive à noite.

Na regional de Cascavel, de acordo com boletim divulgado nessa terça-feira (6) pela Seab (Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento), 20% dos 516 mil hectares estimados foram plantados. A economista Jovir Esser, do Deral (Departamento de Economia Rural) da regional de Cascavel, afirma que, em municípios onde foram registradas pancadas mais significativas, os agricultores aproveitaram. “Na região de Ibema e Catanduvas choveu mais e já estão plantando”.

Da área plantada, 15% é considerada de média qualidade e 85% boa; 75% das plantas estão em fase de germinação e 25% em desenvolvimento vegetativo.

Para que a germinação do grão ocorra de forma saudável e o desenvolvimento da planta não seja comprometido, é recomendado que a semeadura seja feita após chuva de volume considerável e com possibilidade de novos registros nos dias que se seguem ao plantio, evitando que o sol queime a planta.

O prazo para plantar soja vai até 31 de dezembro, mas, na região, o limite é considerado dia 10 de outubro devido à cultura seguinte. “O plantio tardio pode estender o ciclo e comprometer o próximo plantio, caso do milho”, esclarece Jovir.

Toledo

Na regional de Toledo, foram plantados 2% dos 483 mil hectares estimados para a safra. A qualidade da planta difere da registrada na regional de Cascavel: 40% está avaliada como ruim, 40% tem média qualidade e 20% boa. A maior parte (98%) ainda está em fase de germinação e 2% iniciou o desenvolvimento vegetativo.

A região também sofre com a falta de chuva. A engenheira agrônoma e técnica do Deral no Núcleo da Seab de Toledo Jean Marie Ferrarini afirma que outubro é o melhor mês para o plantio da soja. A semeadura pode ser feita até dezembro, mas, nesse período, já seria soja safrinha com baixa produtividade.

Chuva à vista?

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê pancadas de chuvas isoladas e registro de temporal na região oeste de quinta-feira a sábado desta semana. As temperaturas também devem ceder, e pode fazer 10ºC no sábado.

Já de acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), que na semana passada também previa registro de chuva para o período, os dias devem ser de sol e altas temperaturas, as máximas entre 26ºC e 36ºC.