Na noite dessa quinta-feira (19), data em que se comemora o Dia Nacional de Luta da População em situação de Rua, uma programação especial marcou a vida de muitas pessoas no Ginásio do Creas Augusto, em Cascavel. A Secretaria de Assistência Social (Seaso) reuniu dezenas de pessoas em situação de risco em várias atividades, desde corte de cabelo, sessão de cinema até entrevista de emprego. O grupo, formado por 30 pessoas, passou a noite no local.

“O grande diferencial foram as entrevistas de emprego, através de uma empresa privada que colaborou fazendo esse trabalho para garantir a eles a geração de emprego, renda e garantir a essas pessoas autonomia que é o que nós tanto trabalhamos como política de assistência social”, diz o secretário Hudson Moreschi.

O secretário destaca que essas pessoas têm suas dificuldades, mas estão na expectativa de conquistar uma vaga de trabalho.“Através disso eles vão conseguir alugar sua casinha e formar novamente uma família, que é o que todos que estão aqui sonham. Eles têm, sim, as suas dificuldades, mas através de ações como essa, com intervenções técnicas de assistentes sociais, de psicólogos e de profissionais da saúde, a  gente tem condições de reverter essa situação”, afirmou.

Invanor Mingori, que por um período de tempo dormiu nas ruas e hoje passa as noites na Casa Pop, foi uma das 21 pessoas que participaram das entrevistas de emprego. Ele conta que já trabalhou em um frigorífico em Francisco Beltrão, onde tratava água para o consumo dos frangos e, também, de humanos.

“Se não tiver nesse ramo, da ETA, que é a Estação de Tratamento de Água, eu pego qualquer coisa que aparecer, nem que seja cortar frango, nunca cortei, mas estou abraçando qualquer coisa”, afirmou.

Mingorini elogiou a decisão do Município em levar ofertas de emprego à população em situação de rua. “O Paranhos é um prefeito que está dando oportunidade para pessoas que não tinham essa oportunidade. Deus vai abençoar a vida dele”, ressaltou.

Os encontros no Ginásio do Creas Augusto, o mesmo que durante 10 dias de frio intenso realizou mais de 350 acolhimentos, acontecerão a cada 15 dias. As pessoas podem, inclusive, levar seus animais de estimação para passar a noite no local.

O próximo encontro será no dia 2 de setembro e terá uma programação diferenciada, que será mantida em segredo até lá e será uma surpresa aos participantes.