Esportes

Pentatlo moderno: revelação húngara Zsofia Foldhazi quer medalha

hungara.jpgRIO ? Se a alemã Lena Schoneborn e a lituana Laura Asadauskaite chegam ao Rio como favoritas e grandes adversárias de Yane Marques, seria um erro deixar também de mencionar Zsofia Foldhazi. A húngara é terceira colocada no ranking da UIPM, empatada com Laura, e, aos 23 anos, é uma das mais novas competidoras do pentatlo moderno. Links Pentatlo moderno

? Estar no top 5 do ranking nos últimos dois anos me deixa mais segura. Quero fazer o meu melhor e, se tudo correr bem na esgrima, acho que tenho boas chances de medalha ? diz Zsofia, em entrevista por e-mail.

Em sua primeira participação olímpica, Zsofia diz que, se não subir ao pódio no Rio, com certeza não sairá de mãos abanando:

? Quero aproveitar os Jogos. Vou fazer o meu melhor e lutar para vencer, mas quero também ganhar o máximo de experiência possível, para que eu possa estar mais bem preparada para os próximos Jogos Olímpicos. Quem tem mais idade tem mais experiência, o que ajuda principalmente no hipismo, em que você monta cavalos que não conhece. Sou mais forte nos esportes físicos, como a natação e a corrida. Tenho evoluído no tiro e no hipismo. A esgrima é meu grande desafio, e já prejudicou muito minhas provas.

Amiga de Yane, Zsofia aponta todas as classificadas para os Jogos como potenciais medalhistas:

? Qualquer uma pode sair como campeã. Eu só quero poder me olhar no espelho ao fim do dia e dizer: ?Ótimo trabalho! Você fez tudo o que podia?.