Cotidiano

Parque das Aves recebe certificação nacional em bem-estar animal

O reconhecimento foi concedido pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil e é a segunda certificação que o atrativo recebe em menos de dois anos

Parque das Aves recebe certificação nacional em bem-estar animal

Durante assembleia anual da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil – AZAB, o Parque das Aves, que atua na conservação integrada de aves da Mata Atlântica e está localizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, recebeu sua segunda certificação. A primeira foi em 2019, quando o atrativo se tornou o primeiro e único zoológico do Brasil internacionalmente Acreditado pela Associação Latinoamericana de Parques Zoológicos e Aquários – Alpza. Agora, a certificação é nacional, e assegura que os processos realizados no Parque garantem o bem-estar dos animais sob seus cuidados.

“Em razão da pandemia, o processo estava suspenso desde o final de 2019, quando enviamos a documentação e recebemos a visita dos inspetores para a vistoria in loco. Durante a assembleia da AZAB, a Claudia Igayara, então presidente da AZAB, anunciou nossa certificação. Estamos radiantes e comemorando mais essa grande conquista”, comenta Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves, que esteve diretamente envolvida com todo o processo de certificação, juntamente com sua equipe.

Com isso, o Parque das Aves se une às outras nove instituições, entre zoológicos e aquários, nacionalmente certificadas pela Associação entre os anos de 2017 a 2019. No Brasil, apenas 10 instituições, contando com o Parque das Aves, possuem certificação AZAB em bem-estar animal.

Importância da certificação

Zoológicos e aquários mudaram muito sua atuação nas últimas décadas. Se anteriormente o foco era no entretenimento, hoje essas instituições são basicamente centros de proteção ambiental, que atuam fortemente em quatro pilares: conservação, educação ambiental, pesquisa e lazer, dando a oportunidade às pessoas de terem contato com animais que dificilmente conheceriam de outra forma.

“A certificação em bem-estar animal da AZAB garante que as instituições zoológicas certificadas proporcionem os mais altos padrões possíveis no cuidado aos animais. E só agindo com essa excelência no manejo animal é que os objetivos de conservação, educação, pesquisa e lazer estarão assegurados em sua plenitude. As normas estabelecidas pela associação trazem diretrizes importantes para que possamos otimizar nossos processos diários de atividades no manejo animal”, comenta Paloma.

Dentre os requisitos exigidos pela AZAB das associações certificadas em bem-estar animal, como o Parque das Aves, estão: proporcionar um ambiente estimulante para os animais; proporcionar um ambiente de apoio para animais, funcionários e público; proporcionar condições para oportunidades educacionais de aprendizado sobre conservação, priorizar o bem-estar animal e seus hábitos naturais; proporcionar colaboradores capacitados para prestar os melhores cuidados possíveis aos animais que abrigam; manter número de animais não superior a capacidade de alcançar um elevado padrão de cuidado.

Como foi o processo de certificação do Parque das Aves

Para receber a certificação, o Parque das Aves passou por um rigoroso processo de avaliação, que contou com a visita de dois auditores, que avaliaram 111 itens em um dia de visita.

“O processo de auditoria para certificação em bem-estar animal da AZAB avaliou itens chave do nosso trabalho com os animais que vivem no Parque das Aves, registrando cada um como ‘Aceitável’, ‘Questionável’ ou ‘Inaceitável’. E para recebermos a certificação precisávamos nos adequar e ajustar todo e qualquer processo que eventualmente fosse indicado dentre os dois últimos critérios”, comenta Roberta Manacero, chefe das divisões de manejo e bem-estar animal, que esteve diretamente envolvida na inspeção e na elaboração de relatórios que foram encaminhados à equipe de inspetores.

Os temas dos critérios exigidos incluíram nutrição, ambiente, saúde, comportamento, estado mental, registro de animais, saúde e segurança, instalações físicas e equipe.

Acreditação Alpza

Em 2019, o Parque das Aves recebeu da Associação Latinoamericana de Parques Zoológicos e Aquários – Alpza a Acreditação dessa instituição internacional, destacando o trabalho do Parque na sua atuação técnica.

“Com a Acreditação Alpza, fica garantido que no Parque das Aves trabalhamos com os mais altos padrões possíveis nas áreas de Segurança, Bem-Estar Animal, Educação, Conservação e Sustentabilidade. E a certificação da AZAB vem coroar ainda mais nossos esforços em bem-estar animal”, finaliza Paloma.