COTIDIANO

Paraná precisa qualificar 833 mil trabalhadores em ocupações industriais até 2025

04 de junho de 2022 às 07:00
Publicidade

 

Até 2025, o Paraná precisará qualificar 833,5 mil pessoas em ocupações industriais, sendo 163,9 mil em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e 669,6 mil em formação continuada, para trabalhadores que devem se atualizar. Isso significa que, da necessidade de formação nos próximos quatro anos, 80% serão em aperfeiçoamento. Os dados estaduais fazem parte do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país. 

 

As ocupações industriais são aquelas que requerem conhecimentos tipicamente relacionados à produção industrial, mas estão presentes também em outros setores da economia. Para o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro, mais do que mostrar uma necessidade das empresas, os dados mostram as oportunidades de trabalho que a indústria oferece. 

 

“A indústria é um excelente lugar para o desenvolvimento de carreiras. Os avanços tecnológicos e a normatização que existe sobre a indústria a tornam muito atrativa para quem quer ingressar em uma carreira mais técnica”, afirma. “Nesse processo, o Senai possui uma ampla estrutura e conhecimento para capacitar trabalhadores dos mais diversos setores, já levando em conta as últimas tendências que têm sido aplicadas na indústria”, completa.

 

Para o mês de junho, as unidades do Senai Paraná na região Oeste oferecem 733 vagas para cursos gratuitos de Qualificação e/ou Aperfeiçoamento Profissional em áreas como Assistente Administrativo; Manutenção Mecânica Industrial; Pacote Office; Auxiliar de Mecânica Industrial; Soldador; Auxiliar Administrativo; Preparação para Inserção no Trabalho e Soldador. As vagas estão distribuídas entre as unidades do Senai nas cidades de Cascavel; Foz do Iguaçu; Francisco Beltrão; Marechal Cândido Rondon e Toledo, conforme disponibilidade de oferta em cada uma delas. 

PONTO DE ATENÇÃO Inserir QR Code anexo usando o texto:

SAIBA MAIS

Acesse o site sistemafiep.org.br/gratuidade ou aponte a câmera do seu celular aqui> 

Foto: Gelson Bampi

 

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE