Cotidiano

Pandemia fez com que a igreja mudasse a celebração religiosa mais importante do ano em Umuarama

A peça Paixão de Cristo, que todos os anos é apresentada no “Morro das Antenas”, espaço cedido pela Sanepar, não acontecerá

Bispo frei Dom Mamede Filho segue recomendações da OMS e celebrações católicas durante Semana Santa serão sem público presente - Foto: Assessoria
Bispo frei Dom Mamede Filho segue recomendações da OMS e celebrações católicas durante Semana Santa serão sem público presente - Foto: Assessoria

Após uma enquete entre os Párocos da Diocese de Umuarama de percebendo que as determinações sobre quarentena por causa da covid-19 divergem de um município para outro, Dom frei João Mamede Filho, orientou as paróquias da cidade a seguirem as orientações feitas em 30 de abril pela Igreja Católica.

A peça Paixão de Cristo, que todos os anos é apresentada no “Morro das Antenas”, espaço cedido pela Sanepar, não acontecerá. Um decreto municipal proíbe a aglomeração de pessoas em eventos teatrais.

Programação católica

A Semana Santa, núcleo central do Ano Litúrgico, sofreu impedimentos quanto à participação do povo nas celebrações e eventos devido à pandemia. O Bispo se mostrou preocupado com os cuidados para com a saúde e a vida das pessoas e por isso foram alteradas algumas diretrizes nestes eventos, fatores inéditos, ao menos neste milênio.

Dentro das celebrações de Páscoa está o Tríduo Pascal, que começa com a Missa “da Ceia do Senhor” na Quinta-Feira Santa, que não foi suprimida nem adiada.

Dom Mamede aconselha os sacerdotes a transmitirem todas as celebrações pelas mídias com o mínimo possível de auxiliares, desde que não pertençam ao “grupo de risco”.

A comunidade cristã será orientada a participar das celebrações em suas casas, acompanhando as transmissões, que serão feitas “ao vivo”.

No último domingo, o ‘Domingo de Ramos’, os padres celebrem em privado, sem benção, nem procissão de ramos, mas aconteceu a benção.

Para o “gesto concreto de solidariedade”, da Campanha da Fraternidade, os fiéis foram convidados a fazer a própria oferta em outra ocasião, que será designada pela CNBB.

Missa do Crisma será celebrada em 4 de agosto, às 09h, na Catedral de Umuarama. Um casal de cada Paróquia receberá os Santos Óleos. Enquanto isso, os Santos Óleos de 2019 seguem sendo usados.

Quinta-Feira Santa

A Missa “da Ceia do Senhor” e da instituição da Eucaristia, na Quinta-Feira Santa, passado o pôr do sol: os Padres celebrarão em privado e transmitirão ao povo. A cerimônia de Lava-Pés e a adoração eucarística presencial não acontecerão. O próprio Padre, porém, ficará por algum tempo após a missa, em oração diante da Eucaristia, colocada no tabernáculo (não no ostensório).

A adoração será transmitida, com o convite para que o povo a acompanhe em suas casas o rico momento de expressar a ‘comunhão’ com o Padre em torno de Jesus, ‘vigiando com Ele’, como os apóstolos no Horto das Oliveiras.

Peça Paixão de Cristo, apresentada anualmente no “Morro das Antenas” foi cancelada por causa da pandemia – Foto: Alex Miranda

Sexta-Feira Santa

Na Sexta-Feira Santa, pela manhã os Padres farão a Via Sacra em privado que também será transmitida. “O Papa, às 13h do Brasil, preside celebração na Basílica de São Pedro, vazia de povo. Recordem também ao povo que é dia de jejum, abstinência de carnes e oração intensa”, lembra Dom Mamede.

Às 15h, os Padres celebram e transmitam a Comemoração da Paixão do Senhor, sem o povo e com o mínimo indispensável de ajudantes (que não pertençam ao grupo de risco). Será feita a leitura da Paixão de Cristo e uma breve pregação. O ‘beijo da cruz’, a Via Sacra e a procissão do ‘Senhor morto’ serão omitidas.

O ‘beijo da cruz’ pode se dar num crucifixo da família, nas casas. A Coleta para os Lugares Santos será transferida para outra data a ser indicada pela CNBB e, provavelmente em 14 de setembro acontecerá a Exaltação da Santa Cruz.

Sábado de Aleluia

Como prescreve a Liturgia, este é um dia de penitência, recolhimento e preparação para a celebração da Vigília Pascal. Durante o dia, podem ser feitas orações e reflexões, em privado, convidando o povo a acompanhar pelas mídias, em suas casas. Há muitas possibilidades que podem ser exploradas e a própria Liturgia das Horas oferece indicações.

Após o pôr do sol, acontece a celebração da Vigília Pascal, também em privado, com transmissão ao vivo. Será omitido o acendimento do ‘fogo novo’ e a procissão com o círio pascal. Em casa, os fiéis podem acender de maneira simples fazendo o ‘Anúncio da Páscoa’ (Exsultet), com pelo menos três leituras do Antigo Testamento, entre as quais a de Ex 14,15-15,1, com os respectivos Salmos, antes do início da Missa, e com o Glória. A benção da água e a liturgia batismal estão omitidas da programação, mas deverá ser feita a renovação das Promessas do Batismo. Dom Mamede pede para que os fiéis mantenham em casa velas acesas neste momento. A liturgia eucarística segue normal até o final.

Domingo de Páscoa

Acontece a celebração da Santa Missa, com homilia, transmitida, em horário conveniente no domingo mais importante do Ano Litúrgico. Na Oitava da Páscoa, será celebrada diariamente a Santa Missa com transmissão. “Há muito a ser redescoberto na Oitava da Páscoa! Aproveitemos a quarentena para evangelizar mais e fortalecer a fé e a esperança do povo”, pede o bispo.

Milhões de Testemunhas de Jeová e outras pessoas interessadas na Bíblia vão se reunir hoje (7), para o evento religioso mais importante do ano, a Celebração da morte de Cristo. Por causa da pandemia da Covid-19, a celebração será realizada por meio de Videoconferência, seguindo as recomendações das autoridades para evitar aglomerações. As Testemunhas de Jeová têm feito reuniões semanais por meio de Videoconferência e usarão esse método para realizar a celebração da morte de Jesus. Para assistir a celebração e as palestras, basta acessar gratuitamente o site jw.org.