A campanha “Outubro Rosa é todo dia” do CEONC Hospital do Câncer será diferente neste ano, com foco especial para o ambiente digital.

O objetivo é levar conscientização sobre o câncer de mama e facilitar o acesso ao exame de mamografia por meio de uma plataforma fácil e prática.

Com o mote “Prevenção é ação”, o Centro Oncológico reforça a importância da atitude preventiva das mulheres, principalmente pela possibilidade de diagnósticos precoces. Quando detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumenta-se a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucessos satisfatórias.

Só para se ter uma ideia da seriedade do assunto, estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer) aponta que 66.280 novos casos da doença devem ser registrados no Brasil somente em 2020.

“É justamente por esses números que a campanha do Outubro Rosa é tão importante, principalmente no que diz respeito ao exame preventivo. É a partir da mamografia que poderemos visualizar possíveis tumores, dando início ao tratamento de forma precoce, melhorando o prognóstico”, explica o médico oncologista do CEONC Hospital do Câncer, doutor Reno Paulo Kunz.

Em anos anteriores, o CEONC realizou ações presenciais para agendamento em locais públicos. Por conta da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), o Hospital decidiu centralizar as ações no meio online. A paciente entrará no link: https://outubrorosa.ceonc.com.br/ e preencherá uma pequena ficha com dados básicos. Após isso, a equipe do Hospital fará contato telefônico, confirmando a data da mamografia pelo SUS, conforme disponibilidade. Dessa forma, a paciente com 40 anos ou mais, terá todo o processo de agendamento com mais conforto e segurança.

Na estrutura hospitalar, os cuidados foram redobrados para receber as pacientes com segurança. Todos os protocolos de prevenção ao novo Coronavírus são seguidos rigidamente, garantindo que as mamografias possam ser realizadas com a menor exposição possível.

“Estamos com todos os esforços para que o CEONC continue sendo área livre de COVID-19. É importante que exames preventivos como mamografias não sejam adiados, pois sabemos que na oncologia o tempo faz diferença. Quanto antes eventual diagnóstico, melhor para a paciente”, destaca o doutor Reno Paulo Kunz.

Sintomas e Autoexame

A campanha “Outubro Rosa é Todo Dia: Prevenção é Ação” também irá focar no incentivo à realização de autoexames. Para isso, o CEONC vai disponibilizar adesivos para serem colocados nos provadores das lojas de confecções femininas. A ideia é mostrar que em pouco tempo consegue-se fazer a verificação. O procedimento é tão simples, que pode ocorrer, inclusive, num ambiente como o do provador.

Para o autoexame, que pode ser feito a partir dos 20 anos e sempre 07 dias após o início da menstruação, é indicado que a mulher esteja em uma posição confortável, em frente ao espelho. O primeiro passo é observar as mamas, depois, apalpar as regiões ao redor dos seios e axilas, observando toda e qualquer anormalidade como caroços, protuberâncias ou secreções. Diante de qualquer alteração, é preciso procurar um médico especializado.

Outubro Rosa é todo dia!

A primeira edição da campanha “Outubro Rosa é todo dia” foi realizada em 2019, com grande sucesso, demonstrando que para a prevenção não há mês ou data específica: todos os dias são dias para se cuidar. A mamografia, por exemplo, pode ser realizada durante o ano todo no CEONC.

“Caso seja identificada alguma alteração durante o exame de rastreamento, nós oferecemos uma estrutura completa, que encaminha a paciente para exames complementares como ultrassom e ressonância magnética, biópsia e mapeamento dos marcadores tumorais da lesão. Tudo isso sem precisar sair do CEONC”, destaca o médico Reno Paulo Kunz.

No CEONC Hospital do Câncer, os pacientes têm acesso a todas as etapas, desde o diagnóstico até o tratamento, com estrutura que disponibiliza exames, oportuniza a realização de cirurgias, quimioterapia e radioterapia, além da própria reconstrução mamária.