H) Billboard Internas (320X50)
H) Billboard Internas (970x250)

COTIDIANO

Outono começa hoje com previsão de chuva no Paraná

20 de março de 2018 às 09:18
Publicidade

Curitiba – Durante a estação, as chuvas devem variar muito entre as regiões do Estado, mas ficam próximas à normalidade. A partir de maio, ondas de frio tornam-se mais constantes devido às frentes que se deslocam na área. As mínimas devem oscilar entre 12ºC e 18ºC e as máximas entre 18ºC e 28ºC.

O outono começa às 13h15 desta terça-feira (20) e termina às 7h07 de 21 de junho. Segundo a previsão climática do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a estação entra com chuvas e temperaturas variando de 18ºC a 32ºC no Estado.

Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indicam a probabilidade de um pequeno aumento de chuvas no Sul do continente americano, confirmando o comportamento histórico do clima no Paraná durante o outono. “As chuvas devem variar muito entre as regiões, porém as variações, tanto acima quanto abaixo, ficam próximas à normalidade climatológica”, observa o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia.

A previsão indica chuvas dentro da normalidade nas regiões central e centro-sul do Paraná. No oeste, no sudoeste e no noroeste, a tendência é de chuvas um pouco acima da normalidade durante a estação. As ocorrências devem diminuir um pouco no litoral, na Região Metropolitana de Curitiba e no norte central. Em todo o Sul do Brasil, segundo o Inmet, os volumes totais de chuvas devem variar entre 150 e 400 milímetros.

“A estação caracteriza-se pelo aumento de aglomerados de nuvens que podem causar drásticas alterações nas condições atmosféricas”, explica Duquia.

Enfraquecido durante o verão, o fenômeno La Niña – que resfria as águas do Oceano Pacífico – continua a perder força, conforme sugere a análise dos dados da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA).

O outono costuma registrar nevoeiros e geadas mais frequentes nas regiões serranas do Sudeste e do Sul do País. A partir de maio, ondas de frio tornam-se mais constantes devido às frentes que se deslocam na área. Segundo o boletim do Inmet, as temperaturas tendem a ficar mais amenas devido à entrada de massas de ar frio: as mínimas devem oscilar entre 12ºC e 18ºC e as máximas entre 18ºC e 28ºC.

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

I) Internas lateral Desktop (300x600) - Revisado

PUBLICIDADE

K) Rodapé Internas (728x90) Desktop