Opinião

OPINIÃO: A minha paz é ouro o resto é lixo

Você sabe o que significa limpar a casa, fazer faxina e tirar o lixo que acumulamos? Não recolher o lixo significaria não cuidar da vida e do ambiente. Isso é inconcebível, pois queremos ambientes limpos e saudáveis.

A mente e as emoções também acumulam lixo. Ocorre que na maioria das vezes não fazemos a faxina do nosso lixo mental. Nossa mente acumula o lixo das emoções perturbadoras e, em vez de limpá-la, continuamos a dar espaço a elas. Quando percebemos estamos todos envolvidos, rodeados de emoções e pensamentos perturbadores. São como lixo que deixam nossa vida triste e angustiada. Precisamos fazer a faxina mental. Apreender a se livrar de emoções negativas, preocupações desnecessárias e pensamentos que somente perturbam a vida.

Uma ferramenta importante para isso é fazer a gestão das emoções. Para isso, você pode repetir a você mesmo o refrão: “Minha paz é ouro, o resto é lixo”. Você não precisa se preocupar com tudo, carregar o peso da sua vida e a dos outros sobre seus ombros.

Quando repito “minha paz é ouro, o resto é lixo”, não estou desmerecendo o outro nem quero chamá-lo de lixo. Longe disso! Somente estou dizendo que eu mereço ter paz, que posso largar alguns pesos, que solto minhas ideias perturbadoras para que elas se afastem de mim. Se eu não tiver paz, vou perturbar e chatear os outros. Se eu mantiver o lixo das minhas emoções, não levarei a paz a ninguém, ao contrário, levarei lixo.

Com essa ferramenta de limpeza das emoções você vai encontrar mais paz e serenidade todos os dias. Antes de dormir faça esse exercício. Perceba o que está carregando de lixo do seu dia e diga que quer limpar isso da sua mente para acordar em paz.

Largue, limpe, coloque uma ideia positiva no lugar da negativa, perdoe, diga a você que sua paz é ouro e que você não levará para o dia seguinte o que te perturbou. Diga que você compreende aquela situação e também a pessoa que a causou. Perceba que acordar com as emoções limpas deixará você muito mais confiante e capaz de resolver as coisas e prosseguir. Você pode fazer essa limpeza, afinal, a sua paz é ouro.

Padre Ezequiel Dal Pozzo – [email protected]