Cotidiano

Obras da Rua Jacarezinho e reestruturação do antigo Terminal Leste avançam

Contrato prevê conclusão dos trabalhos em 120 dias

Por 26 anos, a estrutura do antigo Terminal Leste da Avenida Brasil, inaugurada em 1992, fez parte da paisagem urbana e do cotidiano dos cascavelenses. Por ali, passavam em média 10 mil pessoas todos os dias para utilizar o transporte coletivo urbano. A estrutura foi desativada em agosto do ano passado com a inauguração do novo terminal, no Jardim Gramado, dentro do PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado), visando oferecer mais conforto e qualidade no transporte de passageiros.

De lá para cá, a estrutura com 2.860,00 metros quadrados ficou vazia. Porém, no dia 18 de dezembro, a empresa Costa Oeste Construções Ltda, de Cascavel, vencedora da licitação, iniciou os trabalhos de reestruturação daquele equipamento público. O prazo de execução da obra, previsto em contrato, é de 120 dias a partir da data de assinatura da ordem de serviço, que aconteceu no dia 5 de dezembro. O fiscal da obra, engenheiro Marcos Almeida, da Secretaria de Serviços e Obras Públicas, disse que "esta será uma obra de execução rápida e relativamente simples".

No total, serão investidos R$ 1.666.360,40 na revitalização deste trecho da Avenida Brasil. As obras foram iniciadas com a demolição de 743,53 metros quadrados da estrutura, para dar sequência ao projeto de prolongamento da Rua Jacarezinho. De acordo com a Cettrans, assim que os serviços forem concluídos, será feito um trabalho de orientação e sinalização para que haja fluidez no trânsito, sem transtornos para os condutores. "A obra vai trazer mais segurança naquele trajeto por ser um local com grande fluxo de veículos, principalmente em horários de pico. Também vai facilitar o acesso aos bairros das proximidades", explicou o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro.

De acordo com o IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel), o projeto de recuperação do antigo Terminal Leste prevê, além da abertura da Rua Jacarezinho, a construção de pistas de caminhada, ciclovia e restauração da quadra esportiva existente no canteiro central da Avenida Brasil, contando ainda com ajardinamento, arborização, iluminação, mobiliário publico, bancos, lixeiras, bicicletário e a retirada das grades laterais que hoje cercam a estrutura. A cobertura será preservada, assim como o piso e os pilares para futura utilização do espaço.

No local, o Governo Municipal vai instalar pontos de serviços de apoio à população que ainda estão sendo estudados. De acordo com os técnicos do IPC, o prefeito Leonaldo Paranhos está buscando junto à comunidade, quais serviços poderão ser implantados no local e que venham de encontro com os anseios dos moradores. Também está prevista no local a construção de duas novas estações de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo.  Ainda de acordo com o IPC, com o prolongamento das pistas de caminhada e ciclovia, os usuários terão mais segurança para fazer a atividade física em toda a extensão da Avenida Brasil que conta com sete quilômetros partindo da Praça Luiz Picoli (Praça da Bíblia) até a Rua Corbélia, no Jardim Gramado.