Cotidiano

Mutirão para o Natal

Um mutirão ganha força nesta semana para concluir a decoração natalina em Cascavel. O Papai Noel, que neste ano desembarca mais tarde na cidade tendo em vista que nos anos anteriores ele fixava residência por aqui nos últimos dias de novembro, promete receber as chaves da casa, no Calçadão da Avenida Brasil, apenas no início de dezembro.

Ao menos é com isso que conta o Sindilojas (Sindicato dos Lojistas e do Comercio Varejista de Cascavel e região Oeste do Paraná) para estimular as vendas em um comércio que está meio às moscas.

Na próxima semana os lojistas iniciam o horário estendido para as vendas de fim de ano (veja tabela). A expectativa é de que as pessoas saiam ver as luzes e o Papai Noel e aproveitem para fazer compras.

O estímulo – ao menos para 103.679 trabalhadores – é o 13º salário, cuja primeira parcela é paga nesta semana. Segundo cálculo do Dieese, cada trabalhador deve receber agora cerca de R$ 1,3 mil, em média. “A gente espera que uma boa parcela desse dinheiro vá para as compras e não apenas para pagar contas, mesmo que muita gente já tenha gastado o 13º salário com a Black Friday, mas esperamos que as compras de fim de ano não sejam deixadas de lado, porque o movimento no comércio está muito fraco”, reforça o presidente do Sindilojas, Leopoldo Furlan.

Ocorre que o Natal em Cascavel vem vindo magro há pelo menos quatro anos, com uma explicação na ponta da língua: “Primeiro foram as obras no Calçadão da Brasil e logo em seguida veio a crise. Neste ano precisamos sair disso. Esperamos vendas pelo menos 7% maiores que as do ano passado. Isso já ajuda a reagir”, completou.

No total, o 13º salário deverá injetar cerca de R$ 262,7 milhões na economia local, dinheiro que será muito bem-vindo para fazer a economia local girar. “Quem compra no comércio faz com que a economia não pare. O lojista ganha e reinjeta o recurso no mercado, o vendedor ganha comissão e gasta também, então esse será um dinheiro muito bem-vindo”, acrescenta Furlan.

Horário especial do comércio para o fim de ano

De 5 a 7/12 – das 9h às 20h

8/12 – 9h às 18h

10 a 14/12 – 9h ás 22h

15/12 – 9h às 19h

17 a 21/12 – 9h às 22h

22/12 – 9h às 20h

23/12 – 9h às 17h

24/12 – 9h às 18