Cotidiano

Municípios paranaenses ampliam a transparência

Curitiba, por exemplo, subiu de uma nota 8,10 para 10, alcançando o primeiro lugar entre as capitais brasileiras ao lado de Florianópolis, Porto Alegre e Recife

Curitiba – Os 5.568 municípios brasileiros ampliaram a quantidade e a qualidade das informações sobre execução orçamentária e financeira disponibilizadas à população, na internet, por meio dos portais da transparência. Segundo estudo realizado pelo Ministério Público Federal realizado entre abril e maio e divulgado ontem, a nota média nacional, que avalia 16 itens, subiu de 3,92 para 5,21, com evolução de 33% em relação à avaliação anterior. O ranking integra a campanha nacional de combate à corrupção do MPF e foi realizado pela primeira vez em setembro e outubro do ano passado.

Os municípios do Paraná acompanharam a evolução nacional. Curitiba, por exemplo, subiu de uma nota 8,10 para 10, alcançando o primeiro lugar entre as capitais brasileiras ao lado de Florianópolis, Porto Alegre e Recife. Entre os 124 municípios brasileiros que obtiveram nota 10, também constam outros cinco do Paraná: Campina do Simão, Mercedes, Pinhais, Rio Negro e Santa Cecília do Pavão.

13º DO PAÍS

No ranking de transparência dos estados, o Paraná ficou em 13º lugar, com nota 8,7. Nas primeiras colocações, com nota 10, ficaram Ceará, Espírito Santo – que repetiu a avaliação de 2015 – e Rondônia. Na sequência vêm Alagoas, Goiás, Mato Grosso e Tocantins (todos com nota 9,8), São Paulo (9,7), Minas Gerais e Rio Grande do Norte (9,2), Mato Grosso do Sul (9,1) e Pernambuco (8,8).

ACOMPANHAMENTO DO TCE

A ação do Tribunal de Contas do Estado tem contribuído para que as gestões municipais e do governo estadual do Paraná sejam cada vez mais transparentes. Desde junho de 2015, o TCE-PR adota o Proar (Procedimento de Acompanhamento Remoto), que permite a identificação, online e em tempo real, de falhas na administração das contas públicas.