Educação

Mostra de Educação começa nesta terça-feira

Começa nesta terça-feira (6), às 8h30, e segue até a noite de quarta-feira (7), no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, a grande Mostra da Educação, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação e que mostrará um pouco das inúmeras atividades desenvolvidas todos os dias pelas 116 unidades educacionais da rede pública municipal, em atendimento aos mais de 30 mil alunos. A abertura da Mostra, que integra a programação alusiva aos 67 anos de nossa cidade, está marcada para as 8h30. Além de alunos, professores e autoridades, toda a comunidade cascavelense está convidada para prestigiar a exposição.

Nestes dois dias, durante a manhã, tarde e noite, o Centro de Convenções e Eventos ficará aberto para a comunidade prestigiar os 75 estandes de escolas e Cmeis que serão montados para expor as atividades desenvolvidas pelos alunos, além de exposições dos diversos setores da Secretaria de Educação e de parceiros do evento. Haverá também palestras voltadas para os diretores, coordenadores, professores e servidores da Rede Municipal de Ensino, além de palestra para os secretários de Educação e técnicos das Secretarias de Educação do Paraná.

Confira a programação:

Dia 6 de Novembro

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura Oficial

9h30 – Apresentações do Cmei Dra Zilda Arns e a Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares

9h45 às 11h – Palestra com a Dra. Cassiana Magalhães, com o tema "A periodização do desenvolvimento e suas implicações para a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil". A palestra tem como público alvo os profissionais da Educação e ocorrerá no Anfiteatro Emir Sfair.

9h45 às 11h – Palestra com a Me. Lauren Pons da Silva Possobon, com o tema "Materialização do Direito à Educação: Conflitos e Consensos". A palestra tem como público alvotécnicos municipais das Secretaria de Educação e profissionais da Educação, e ocorrerá no Miniauditóriodo Centro de Convenções e Eventos.

9h45 às 11h – Oficina Conviva Educação. Tem como público alvo os secretários municipais de Educação e técnicos das Secretaria Municipais de Educação. Ocorrerá no estande de Informática.

10h às 12h, das 13h30 às 15h30 e das 15h30 às 17h30 – Oficina de Introdução à Robótica Educativa, com DouglasSulis. A oficina é voltada a profissionais da Educação e ocorrerá no estande da Atto Educacional.

11h às 12h – Visitação aos Estandes

13h30 as 15h30 – Palestra com a Dra. Cassiana Magalhães com o tema "A periodização do desenvolvimento e suas implicações para aorganização do trabalho pedagógico na Educação Infantil". A palestra tem como público alvo os profissionais da Educação e ocorrerá no Anfiteatro Emir Sfair.

13h30 às 15h – Oficina de Introdução à Robótica Educativa, com Jocemar do Nascimento e Samuel Pedro Ribeiro. A oficina ocorrerá no palco e é voltada a profissionais da Educação.

14h às 16h-Oficina Conviva Educação. Tem como público alvo os secretários municipais de Educação e técnicos das Secretaria Municipais de Educação. Ocorrerá no estande de Informática.

15h30 – Apresentações do Cmei Estefani Galeski, da Escola Municipal Aníbal Lopes, e Escola Municipal Profª Kelly Christina Correa Trukane.

16h – Visitação aos Estandes

19h – Noite de Talentos, com apresentações do Cmei Castelinho, Escola Municipal Maximiliano Colombo, Escola Municipal Neiva Ewald, Escola Municipal Atílio Destro, e Escola Municipal Francisco Vaz de Lima.

Dia 7 de Novembro

08h – Credenciamento

8h30 – Apresentações do Cmei São Gabriel e da Escola Municipal Ita Sampaio.

9h às 11h – Palestra com a Dra. Marta Sueli de Faria Sforni, com o tema "Aprendizagem de conceitos e organização do ensino: Contribuições daTeoria Histórico-Cultural", voltada para profissionais da Educação. Ocorrerá no Anfiteatro Emir Sfair.

9h às 11h – Oficina sobre 'A iniciação científica como ferramenta no processo de aprendizagem', com José Breno da Cruz, da Fundação Liberato, voltada a profissionais da Educação. Ocorrerá no miniauditório.

9h45 às 12h – Oficina sobre 'O uso das impressões 3D aplicados ao Ensino Fundamental', com Valter Rodrigues. A oficina ocorrerá no palco e também é voltada a profissionais da Educação.

10h às 12h, das 13h30 às 15h30 e das 15h30 às 17h30 – Oficina de Introdução à Robótica Educativa, com DouglasSulis. A oficina é voltada a profissionais da Educação e ocorrerá no estande da Atto Educacional.

11h às 12h – Visitação aos Estandes

13h30 às 1530 – Palestra com a Dra. Marta Sueli de Faria Sforni, sobre "Aprendizagem de conceitos e organização do ensino:Contribuições da Teoria Histórico-Cultural". A palestra é voltada a profissionais da Educação e ocorrerá no Anfiteatro Emir Sfair.

13h30 às 15h – Oficina de Introdução à Robótica Educativa, com Jocemar do Nascimento e Samuel Pedro Ribeiro. A oficina ocorrerá no palco e é voltada a profissionais da Educação.

14h às 17h – Palestra e Oficina com o sscritor César Obeid. Terá como público alvo os monitores de biblioteca, auxiliares de biblioteca, e professores que atuam na hora atividade da biblioteca. Ocorrerá no miniauditóriodo Centro de Convenções e Eventos.

15h30 – Apresentações da Escola Municipal São Francisco, do Cmei Profª Aracy Lopes Pompeu, do Cmei Sol Nascente, da Escola Municipal do Campo Aquiles Bilibio, e Escola Municipal Ana Neri.

18h às 19h – Hora do autógrafo com o escritor César Obeid, no estande da Biblioteca Escolar

19h – Noite de Talentos, com o Lançamento da Revista Científica da Semed, Lançamento do Jornal da Semed, Lançamento Baú Literário, Premiação Caminho Verde, Premiação Cascavel – Meu Munícipio, e Premiação Fotografia

19h – Apresentações do Cmei LeonidesEzure, da Escola Municipal Luiz Vianey Pereira, da Escola Municipal Aloys João Mann e da Escola Municipal Diva Vidal.