Cotidiano

Moradores do Bairro XIV de Novembro cobram asfalto

Secretaria de Obras afirma que o bairro deverá ser asfaltado até o fim de 2016

Cascavel – A Rua da Amizade passa por quase todo o Bairro XIV de Novembro, na região sul de Cascavel, e é considerada uma das principais vias de acesso daquela localidade. Mas em um longo trecho não há pavimentação, o que deixa muitos moradores revoltados principalmente em dias chuvosos.

Com o trecho de chão molhado, o risco aumenta tanto para os pedestres quanto para os motoristas que precisam redobrar a atenção.

“Moro há 24 anos no bairro e só ouvimos promessas. Não sei quando a situação fica mais crítica, se é em dias de sol ou de chuva. Esta semana, por exemplo, tem muita lama, as pedras se soltam e quando o tempo está firme é o pó que toma conta das casas e provoca doenças respiratórias”, lembra a auxiliar de produção Ivanete Teterycz.

Além da Rua da Amizade, vias paralelas também estão na mesma situação. A Vitorino Araújo que passou a se chamar Élio Willy Fauth fica às margens do Rio Quati e segundo os moradores, quando chove muito o nível do rio sobe.

“É preocupante, pois não tem nenhuma barreira próxima do rio e quando chove muito já aconteceu de a rua virar um mar. Sem asfalto e boca de lobo não tem como escoar a água da chuva e ficamos assim, atolados”, destaca a dona de casa, Luciana de Paula Faria.

Ainda no bairro, a Rua Aparecida dos Portos, que é asfaltada, está cheia de buracos.

“Toda vez que chove a situação é essa. Buracos e valetas se abrem. Tem que ter mais manutenção e não apenas tapar buracos, precisa de reforço na camada asfáltica”, reclama o aposentado João da Silva.

Só para 2016

De acordo com o engenheiro da Secretaria de Obras do Município, Marcos de Almeida, o Bairro 14 de Novembro deverá ser asfaltado até o fim de 2016. Ele também ressaltou que as ruas da Amizade, Vitorino Araújo e Pio XII, no Parque São Paulo, serão revisadas para a inclusão no cronograma de obras o mais rápido possível.

(Com informações de Eliane Alexandrino)