Cotidiano

Mercedes-AMG CLS 53 chega ao Brasil

O modelo inaugura um novo segmento de motores no portfólio da Mercedes-Benz, os AMG 53 com 435 cv e seis cilindros em linha

Com nova motorização e detalhes inéditos de estilo e tecnologia, o modelo Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC chega ao Brasil, introduzindo o conceito de coupé com quatro portas. O automóvel conta com o novo motor de seis cilindros em linha da Mercedes-Benz: o motor eletrificado com 3,0 litros, alimentado por um duplo compressor atuado pelos gases de exaustão e um inédito compressor elétrico auxiliar. Em situações normais, esse motor disponibiliza 435 cv de potência e um torque máximo de 520 Nm. Ele conta também com o auxílio do motor de arranque/alternador EQ Boost, que pode fornecer, em momentos determinados, 22 cv de potência adicional força adicional com mais 250 Nm de torque. Além disso, o equipamento alimenta o sistema elétrico embarcado de 48 V. Outros destaques tecnológicos do CLS 53 incluem a transmissão SPEEDSHIFT TCT 9G e o sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+.

Terceira geração do automóvel apresenta uma combinação única entre design esportivo, performance e eficiência. O modelo introduz a nova linguagem de design da Mercedes-Benz, que em breve estará presente em todos os modelos da marca, caracterizada pelas linhas mais simples e superfícies com menos vincos que reforçam a sofisticação dos veículos.

O CLS 53 4MATIC traz uma grade frontal caracterizada pela dupla lâmina horizontal, a saia dianteira com design A-wing (o defletor aerodinâmico tem o aspecto da letra "A"), soleiras laterais exclusivas da AMG, a traseira com difusor e o acabamento das ponteiras redondas do escapamento em cromo de alto brilho.

Seis cilindros

O novo motor 53 de seis cilindros em linha se caracteriza pelo desempenho topo de linha e pela eletrificação inteligente. Ele foi concebido com uma nova arquitetura, que reduziu o espaço necessário para sua instalação sob o capô. Isso acontece porque o motor de arranque/alternador EQ Boost, que combina o motor de partida ao alternador, é instalado entre o motor e a transmissão. Esse novo recurso, assim como a alimentação inteligente por meio de um compressor elétrico auxiliar e um turbocompressor que utiliza os gases do escapamento, melhora ainda mais a tradicional performance e o dinamismo de condução, reduzindo ao mesmo tempo o consumo de combustível e as emissões. O CLS 53 4MATIC+ acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Exterior

Visualmente, o novo CLS 53 se destaca pela grade do radiador com lâmina dupla em cromo prateado, que anteriormente era restrita aos modelos V8 Performance. Em vez da grade do radiador diamante, com pinos individuais, a grade em frente ao radiador central agora apresenta um padrão tipo treliça, em preto. Um detalhe funcional são as persianas, em segundo plano, que tem abertura variável conforme a necessidade de resfriamento do motor.

Com design de asa em A, a saia dianteira tem aletas pretas e um divisor aerodinâmico frontal em cromo prateado. As entradas de ar externas têm duas barbatanas horizontais, também em cromo prateado. Os painéis das saias laterais exclusivos da AMG proporcionam ao CLS 53 uma silhueta ainda mais dinâmica.

Na outra extremidade, não é apenas a saia traseira redesenhada que se destaca, mas também os clássicos elementos de acabamento da ponteira dupla de escapamento em cromo de alto brilho. O design das laterais dos protetores contra lama melhora a aerodinâmica na traseira: eles permitem um melhor fluxo de ar ao redor dos arcos das rodas. O defletor na tampa do porta-malas é pintado na cor da carroceria e oferecido opcionalmente em fibra de carbono.

Preço

O Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC estará disponível nos concessionários da marca a partir deste mês, com preço sugerido de R$ 599.900,00.