Cotidiano

Maripá é o maior produtor de orquídea e 5º maior de tilápia do Estado

Dados são relacionados ao Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2019, divulgado na semana passada

Maripá é o maior produtor de orquídea e 5º maior de tilápia do Estado

O Município de Maripá é o maior produtor de orquídea e o 5º maior produtor de tilápia do Estado do Paraná de acordo com o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2019. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento divulgados na semana passada. Os números preliminares, correspondentes aos valores reais, representam o faturamento bruto dos produtores com a comercialização da safra 2018/19.

Em relação ao ano anterior, Maripá teve um crescimento de 11,84% no VBP total, que passou de R$ 442.916.459,42 para R$ 495.336.296,53, ocupando a 34ª posição entre todos os municípios do Paraná. “Esses resultados reforçam que a agropecuária é a vocação do nosso município e ficamos muito contentes em nos destacarmos na produção de orquídea e tilápia no Paraná, que são os símbolos do nosso município e mostram a força destes cultivos e o potencial de crescimento ainda maior”, destaca o prefeito Anderson Bento Maria.

NO MUNICÍPIO – No âmbito municipal, o frango de corte é o produto com maior produção. Segundo o relatório, mais de 14 milhões de quilos da ave foram comercializados para abate em 2019. Na segunda posição no município está o suíno para corte, seguido pelo milho (2ª safra), a soja (1ª safra) e a tilápia em 5º lugar.

“Em relação a 2018, tivemos uma inversão da soja e do milho, que se deve a quebra de produção da safra da soja no ano passado e o aumento no preço do milho. Por outro lado, a produção de frango, suínos e da maior parte das demais culturas continua crescendo, exceto a tilápia que apresentou uma leve queda, mas ainda assim é um grande destaque no estado”, analisa o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Orlando Binsfeld.

O leite ocupa a 6ª posição em produção no município, seguido de suínos menores de dois meses (leitão para recria), silagem de milho e/ou sorgo, esterco de suínos/bovinos e, por fim, a orquídea na 10ª posição.

Fonte: Assessoria