Cotidiano

Marco Aurélio defende apuração do vazamento da delação da OAS

BRASÍLIA ? O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nessa quarta-feira a apuração sobre o vazamento da delação premiada da OAS. Em depoimento, foi citado o ministro Dias Toffoli, também do tribunal. Marco Aurélio disse duvidar que a divulgação de informação de forma ilegal tenha vindo do Ministério Público. Ontem, Gilmar Mendes, também do STF, levantou suspeita sobre os investigadores da Lava-Jato.

? O vazamento, eu não consigo imaginar que parta do Ministério Público. Precisamos apurar, porque é algo que conflita com a lei regedora da colaboração premiada e verificar como houve esse vazamento. Certamente o vazamento não partiu da revista ?Veja? ? disse Marco Aurélio.

Marco Aurélio saiu em defesa do Ministério Público, afirmando que é melhor haver excesso de investigações do que omissão.

? Há o sistema nacional de freios e contrapesos. O Ministério Público vem atuando e reafirmo o que venho dizendo: mil vezes o excesso do que a acomodação. E temos o Judiciário para corrigir possíveis erros de procedimentos ? avaliou.

O ministro evitou comentar as críticas de Gilmar ao Ministério Público, mas defendeu o fim dos conflitos entre ramos da Justiça.

? Eu talvez não tenha dados que o ministro (Gilmar) tem e eu respeito a opinião de cada qual ? afirmou, completando:

? Os descompassos estão muito potencializados. É hora de pensarmos, acima de tudo, no fortalecimento das instituições. E me refiro não só a Polícia Federal e o Ministério Público, como também o Judiciário.