Política

Justiça Eleitoral bate recorde histórico antes de encerrar cadastros

No Paraná, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), na última atualização de ontem (4), foram realizados 62.325 atendimentos, sendo 27.483 presenciais e 34.842 pela internet

Eleições 2014 - Votação no primeiro turno das eleições no Colégio Dom Orione, no Lago Sul, em Brasília.
Eleições 2014 - Votação no primeiro turno das eleições no Colégio Dom Orione, no Lago Sul, em Brasília.

 

Cascavel – A Justiça Eleitoral superou a maior marca da história de atendimentos antes do fechamento do cadastro eleitoral de 2022. Ao todo, foram 7.209.913 pedidos atendidos nos últimos 30 dias, sendo 4.037.709 Requerimentos de Alistamentos Eleitorais de forma presencial nos cartórios pelo sistema Elo e 3.172.204 solicitações feitas de forma virtual pelo Título Net em todo o país. Só nesta terça-feira (03), véspera do encerramento do prazo, a Justiça Eleitoral somou mais de um milhão de atendimentos. Foram 413.441 de forma presencial e 602.429 pela internet.

No Paraná, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), na última atualização de ontem (4), foram realizados 62.325 atendimentos, sendo 27.483 presenciais e 34.842 pela internet. A assessoria do TRE-PR informou que os números finais com os pedidos encaminhados até as 23h59 de ontem serão atualizados nesta quinta-feira (5). O presidente do TRE-PR, desembagador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, disse que “a missão foi plenamente cumprida”.

Coimbra de Moura destacou que “o eleitor atendeu ao nosso chamado e, principalmente, utilizou a internet para buscar o seu título eleitoral. […] Aquele que efetivamente fez o seu Título de Eleitor, aguarde até o dia 1º (de junho) que está sendo processado e tudo correrá bem”.

 

Título Net

Pelo Título Net, foi possível realizar uma série de serviços, tais como: requerimento da primeira via do título de eleitor (alistamento), mudança de domicílio eleitoral (transferência), alteração de dados pessoais e local de votação para eleitores com mobilidade reduzida, além da revisão para regularização da inscrição cancelada.

Por conta do alto volume de solicitações na reta final do cadastro eleitoral, a Justiça Eleitoral priorizou os atendimentos no Título Net e sistema Elo. Assim, serviços como os do e-Título, que não impactam a retirada do documento ou a regularização do cadastro de eleitor, ficaram fora do ar até o este dia 5 de maio.

 

Solicitações analisadas

Todos os eleitores e eleitoras que solicitarem a emissão, transferência ou regularização do título até as 23h59 de quarta-feira (4) terão os pedidos analisados e decididos em tempo hábil pela Justiça Eleitoral. O andamento da solicitação pode ser acompanhado pela internet na página do TSE. Cabe destacar, contudo, que é necessário aguardar a análise dos dados. Todos os requerimentos feitos até o dia 4 de maio serão examinados e respondidos. O prazo de resposta é de até um mês.

A partir desta quinta-feira (5), não serão mais permitidas solicitações de emissão, transferência e mudança no cadastro eleitoral, uma vez que o banco de dados da JE será fechado para as eleições de outubro. De acordo com o calendário eleitoral, o TSE divulgará no dia 11 de julho, na internet, o quantitativo final de eleitoras e eleitores aptos a votar, por município, em 2022.

 

Foto: Agência Senado

 

Aplicativos ajudam o leitor no processo eleitoral deste ano

 

Na “era digital”, a Justiça Eleitoral disponibiliza quatro aplicativos para auxiliar o eleitor no pleito deste ano:  e-Título, Boletim na Mão, Resultados e Pardal.

O “e-Título” é a via digital do título eleitoral. O app informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral. O aplicativo permite emitir certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.

Já pelo “Boletim na Mão”, qualquer cidadão pode conhecer os resultados apurados nas urnas diretamente do celular. Desenvolvido pela Justiça Eleitoral, o app fornece, de forma rápida e segura, todo o conteúdo dos Boletins de Urna impressos ao final dos trabalhos da seção eleitoral.

O aplicativo “Resultados” permite acompanhar a contagem dos votos em todo o Brasil a partir da consulta por nome da candidata ou do candidato. Ele também informa quem foi eleito e quem foi para o segundo turno. E, por fim, o “Pardal” incentiva todo cidadão a trabalhar como fiscal da eleição no combate à propaganda eleitoral irregular. O aplicativo possibilita fazer a denúncia em tempo real. Após baixar a ferramenta, é possível fazer fotos ou vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral. Entre as situações que podem ser denunciadas estão a prática de propaganda irregular e a participação de algum servidor público em um ato de campanha durante o horário de expediente.