Cotidiano

Julho mais chuvoso em 18 anos provoca cheias nos rios Paraná e Iguaçu

Nas Cataratas do Iguaçu, a vazão chegou a 4,1 mil metros cúbicos de água por segundo

Foz do Iguaçu – As chuvas de julho fazem deste mês em particular o mais chuvoso dos últimos 18 anos e provocam cheias nos rios Iguaçu e Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina. Há alerta de inundações.

Nas Cataratas do Iguaçu, a vazão chegou a 4,1 mil metros cúbicos de água por segundo, três vezes e meia acima do volume normal. Já a Itaipu registrou pico do vertimento dos últimos quatros dias, com 8.532 metros cúbicos de água por segundo.

A hidrelétrica abriu o vertedouro no fim de semana de forma preventiva. Medida foi adotada para controlar o reservatório e minimizar enchentes abaixo da usina. De acordo com a Divisão de Hidrologia, há previsão de mais chuvas ao longo da semana.

A companhia tomou todas as medidas necessárias para avisar os órgãos responsáveis e comunicar as famílias ribeirinhas sobre possíveis inundações. As primeiras moradias do bairro paraguaio San Rafael, localizado no leito natural do rio, correm o risco de ser afetadas.

A maior concentração de chuva deve ocorrer nesta terça (14) e quinta-feira (15) com mais de 50 milímetros de precipitação pluviométrica. Só nos últimos quatro dias, choveu na cidade 120 milímetros.

A Itaipu opera normalmente na cota 219,81 metros acima do nível do mar. A operação normal é entre 219 metros e 220 metros acima do nível do mar. Em função das últimas previsões da meteorologia, a usina deverá manter o vertedouro aberto até o fim de semana.