Cotidiano

Japão aprova US$ 130 bi em medidas fiscais como parte de estímulo

TÓQUIO – O gabinete do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, aprovou nesta terça-feira 13,5 trilhões de ienes (US$ 132 bilhões) em medidas fiscais em um pacote de estímulo com o objetivo de recuperar o crescimento na terceira maior economia do mundo.

As medidas fiscais englobam 7,5 trilhões de ienes em gastos pelos governos nacional e regionais e 6 trilhões de ienes do programa de empréstimo e investimento fiscal, que não está incluído no orçamento geral do governo.

O número total do pacote, que inclui gastos por parcerias público-privada e outros que não são gastos diretos do governo, chega a 28,1 trilhões de ienes.

O governo disse esperar que o estímulo impulsione o Produto Interno Bruto (PIB) em cerca de 1,3% no curto prazo.

Já o presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, disse nesta terça-feira que a revisão planejada do banco central de sua política monetária no mês que vem não vai levar ao enfraquecimento de seus estímulos.

— Eu não acho que isso aconteceria — disse Kuroda quando questionado se a prometida revisão poderia levar ao encolhimento dos estímulos do banco central.

Kuroda não comentou sobre movimentos diários do mercado após os rendimentos dos títulos avançarem em meio a especulações de que a revisão poderia moderar o forte estímulo do banco central, no qual ele compra dívida emitida pelo governo.

O presidente do BC falou após se reunir com o ministro das Finanças, Taro Aso, e discutir a aprovação pelo Gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe do pacote de estímulo.