Cotidiano

Ivar e Cláudio disputam a prefeitura de Capitão

Educação em tempo integral e geração de empregos são principais bandeiras, respectivamente, dos candidatos

Capitão – A disputa pela Prefeitura de Capitão Leônidas Marques ficará polarizada por dois nomes. O atual prefeito Ivar Barea (PDT) disputa contra o ex Cláudio Quadri (PMDB). Os dois já chegaram a ser candidatos na mesma chapa, no ano 2000, e na época perderam para Décio Dallabrida. A partir de então eles se afastaram e foram adversários em campanhas eletrizantes.

Ivar é natural de Ciríaco, interior do Rio Grande do Sul, e mora em Capitão desde 1970. Contador, pai de três filhos e avô de duas netas, ele foi secretário Geral/Administração e foi vereador por uma legislatura. Na época, nos anos de 1999 e 2000, chegou a presidir a Acamop, a Associação das Câmaras de Vereadores do Oeste do Paraná. Ivar foi eleito prefeito na quarta vez em que disputou o cargo, há quatro anos.

O gestor entende que há muitos desafios aos prefeitos no Brasil atual e diante de tantas mudanças. Um deles, afirma, é conseguir conciliar os ajustes na política nacional com a pouca autonomia dada aos municípios, principalmente aos pequenos que dependem tão fortemente dos repasses do Estado e da União. “Por isso, gerir os poucos recursos disponíveis de forma técnica, coerente e equilibrada é fundamental”, afirma Ivar.

A prioridade dele, que diz ter conquistado avanços importantes na saúde e na educação, é seguir e consolidar o ensino em tempo integral. “Ele será levado aos 1,5 mil matriculados nas escolas da rede municipal”, garante. A administração constrói uma nova escola, ampla, que permitirá a realização do projeto, conforme Ivar, que tem como candidato a vice o dentista Alencar Trevisan. A coligação é formada pelo PDT, PV, PT, PR e PSD.

Emprego

Natural de Erval Grande (RS), Claudio Quadri mora há 45 anos em Capitão. Ele é casado e pai de três filhos. O empresário começou a carreira política como vereador em 1992. Depois, foi candidato a vice na chapa encabeçada por Ivar, derrotada por Decio Dallabrida. Ele concorreu e venceu em 2004 e foi reeleito prefeito em 2008. Em uma época conturbada, Cláudio entende que gerar empregos e segurança às famílias será um desafio de todo futuro gestor público. “É preciso recuperar a confiança dos investidores e dos empreendedores”.

Capitão no contexto, conforme o peemedebista, terá um desafio adicional, de enfrentar o fim das obras da usina de Salto Caxias, previsto para o fim de 2017 início de 2018. “Teremos que dar um jeito de ocupar essa mão de obra”. Outro compromisso de Cláudio Quadri será com a valorização da agricultura, principalmente, aquela de viés familiar. “Estou animado e quero ajudar a desenvolver nosso município ainda mais”, afirma Cláudio, que tem como candidato a vice o vereador e ex-presidente da Câmara Elisandro dos Reis. A coligação é formada pelo PMDB, PPS, PSDB, PP, PPL, PHS, PSL e PSC.