A Itaipu Binacional contribuiu para uma importante conquista da Eletrobras, que obteve reconhecimento pelas suas ações de sustentabilidade e foi listada, pela 11ª vez, no ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

Com vigência de 7 de janeiro de 2019 a 3 de janeiro de 2020, essa 14ª edição do índice reúne ações de 30 companhias. Os trabalhos foram conduzidos pela Assessoria de Responsabilidade Social de Itaipu, com o apoio dos coordenadores e coordenadoras das dimensões geral, social, econômico-financeira, ambiental e mudanças climáticas, estabelecidas pela Bovespa.

Assim como a holding, a Itaipu também apresentou evolução em seu desempenho. Nas dimensões social e econômico-financeira, a binacional aumentou significativamente a pontuação e manteve os bons resultados na ambiental e geral. Já nas Mudanças Climáticas, o resultado foi inferior aos anos anteriores, em virtude da atualização nos requerimentos do questionário.

O objetivo da Responsabilidade Social de Itaipu é apresentar os resultados, os detalhes da participação da binacional e os pontos de melhoria levantados à Assessoria de Planejamento Empresarial da empresa e aos assessores de Planejamento de Controle para identificar providências e iniciativas que possam aprimorar o desempenho da binacional no índice.

A contribuição da Itaipu e das empresas Eletrobras no índice reflete o compromisso com resultados para a sociedade brasileira e com a implementação das melhores práticas nacionais e internacionais de sustentabilidade empresarial, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

ISE

Criado em 2005, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é o quarto indicador de sustentabilidade do mundo, antecedido pelos de Nova York, Londres e Joanesburgo. A missão do índice é apoiar os investidores na tomada de decisão de investimentos socialmente responsáveis e incentivar a adoção pelas empresas das melhores práticas de sustentabilidade empresarial.

O ISE mede comparativamente, sob o ponto de vista da sustentabilidade corporativa, o desempenho de empresas de capital aberto, listadas na bolsa e emissoras das 200 ações mais líquidas, com base nos aspectos econômico-financeiro, ambiental, mudanças climáticas, social e governança corporativa.

Com o objetivo de proporcionar ainda mais transparência aos investidores e à sociedade em geral, a publicação das respostas das empresas ao questionário de avaliação é pré-requisito para participação no índice. Desde 2012, a Eletrobras tem autorizado a divulgação dos seus questionários, com as respostas da Itaipu e das empresas da holding.

A 14ª edição do ISE reúne ações de 30 companhias. Estão representados 13 setores, que juntos somam R$ 1,73 trilhão em valor de mercado, 48,66% do total do valor das companhias com ações negociadas na B3.