Publicidade

POLÍTICA

INFORME DA REDAÇÃO

13 de janeiro de 2024 às 08:30
Publicidade

 

Presidência do Consamu

A presidência do Consamu (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste) passa a contar com um novo presidente. O prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir dos Santos, assumiu o cargo em solenidade na sede da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). O cargo vinha sendo exercido pelo prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giocometti. O Consamu envolve 43 municípios do oeste paranaense.

 

PIB nacional

O desempenho previsto para o crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil em 2023 — segundo estimativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) — é o mesmo de 2022: 3%. Já a expansão da economia brasileira deve chegar a 1,7% em 2024. Os números mais expressivos de crescimento vêm da agropecuária, que deve bater os 15,1% — alavancados pela exportação de soja e milho — e da extração de petróleo e minério de ferro. Um dos estados onde o agro é mais forte, Goiás, apresentou crescimento no setor, acima da média nacional: 16,5%.

 

PL Mulher

O ano de 2024 está começando com uma importante notícia para o movimento de inclusão das mulheres na política em Marechal Cândido Rondon. O Partido Liberal, sigla do ex-presidente e da ex-primeira-dama, Jair e Michelle Bolsonaro, segue fomentando a organização das suas bases nos municípios do Paraná, visando o fortalecimento para as campanhas municipais. Em Marechal Cândido Rondon, o PL Mulher apresentou nesta semana a sua nova diretoria. A frente, como presidente, foi escolhida a comunicadora e radialista Inês Martins.

 

Decisão anulada

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) declarou a nulidade absoluta do Acórdão nº 1723/23, proferido pelo mesmo órgão colegiado da Corte. A decisão havia apontado para irregularidades em convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar) entre 2015 e 2017. Conforme o relator do processo, conselheiro Ivan Bonilha, a nulidade foi reconhecida de ofício pelo órgão de controle devido à ofensa aos princípios do contraditório e da ampla defesa.

 

Processo seletivo

Os candidatos e as candidatas que vão participar do processo seletivo externo da Itaipu Binacional podem verificar o local da realização das provas a partir de terça-feira (16), no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), entidade organizadora do certame. De acordo com a entidade, o site da instituição passou por instabilidade nesta semana, mas a situação já foi normalizada. Eventuais dificuldades de acesso ao endereço eletrônico devem ser encaminhadas diretamente ao Cebraspe.

 

Curitiba e Foz

As provas acontecerão no dia 21 de janeiro, em Curitiba e Foz do Iguaçu. O início para os cargos de nível médio será às 8h e para as vagas de nível superior às 14h. Todas as informações sobre material permitido e documentos estão disponíveis no edital. O processo seletivo da Itaipu atraiu 21.295 candidatos, disputando 31 cargos. As inscrições foram feitas de 23 de outubro a 13 de novembro. Do total de inscritos, 2.951 pessoas se declaram negras (pretas ou pardas) e outras 600 com algum tipo de deficiência (PcDs). Os salários iniciais variam de R$ 4.005,76 a R$ 8.902,45.

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE