A parceria do Centro Universitário de Cascavel – Univel com o Instituto Água e Terra fortalece ainda mais um dos valores da instituição: a Responsabilidade Socioambiental. Aconteceu no último sábado (31) a inauguração oficial do Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) na Clínica Veterinária da Univel, com a presença de autoridades do governo do Paraná, do Instituto Água e Terra (IAT), da Prefeitura de Cascavel e da instituição.

De acordo com a chefe regional do IAT em Cascavel, Marlise da Cruz, a parceria com a Univel traz tranquilidade para a equipe que realiza os resgates dos animais silvestres, pois, antes da realização do convênio, não havia atendimento técnico necessário na região. “Nós temos um escritório em Cascavel há mais de 30 anos e nunca tivemos uma parceria que realizasse o atendimento técnico necessário para a fauna da nossa região. Convênios como esse, com a Univel, é um apoio importante para o resgate das espécies que são atingidas por acidentes ou às vezes são vítimas de crimes ambientais como maus-tratos e tráfico ilegal de animais. Nós, do IAT, ficamos ainda mais tranquilos sabendo que temos um hospital veterinário de alto nível e pessoas capacitadas para cuidar e atender os animais silvestres”, ressalta Marlise.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária e responsável técnico da Clínica Veterinária, Paulo Tadeu Figueira, aproveitou a oportunidade para contar sobre os atendimentos realizados pelo CAFS e agradecer a parceria com o IAT e toda a equipe envolvida nos atendimentos. “Temos muito orgulho dessa parceria com IAT e poder realizar esse atendimento, porque os animais silvestres da região, que sofriam acidentes ou eram vítimas de maus-tratos, acabavam morrendo ou sendo abandonados e, com essa parceria, podemos atender à fauna da região e evitar cenas como essa. Desde o início da parceria, nós temos atendido diversos animais, em média de 40 a 50 atendimentos, e mais de 80% foram devolvidos para a natureza. Como responsável técnico pela Clínica Veterinária, agradeço à Reitoria da Univel pelo apoio, ao Instituto Água e Terra pela parceria e, claro, a toda a equipe que tem ajudado e dado o suporte aos animais resgatados”, ressalta Paulo.

Na oportunidade, o reitor do Centro Universitário Univel, Renato Silva, recebeu das mãos do secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes, a placa de “Amigo da Fauna”, como forma de agradecimento ao apoio e à parceria da instituição no atendimento fauna da região. “Esse momento é simbólico e de extrema importância para o Estado e para a fauna da região. O Estado do Paraná é o número um com relação ao apoio e ao cuidado com a fauna vitimada. Nesse momento, a região de Cascavel está sendo muito bem atendida. Agradeço ao Renato Silva e à Univel por terem topado essa parceria que é tão importante”, ressalta Márcio Nunes.