Cotidiano

Inadimplência avança na região de fronteira, alerta Acifi

Ela cresceu 1,54% em abril e maio na comparação com os mesmos meses do ano passado

Foz do Iguaçu – O número de consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) em abril e maio apresentou queda de 10,69% em relação ao mesmo período de 2014. Conforme dados da Acifi (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu), no período houve registro de 6.731 inclusões e 4.289 exclusões no Serviço de Proteção ao Crédito.

O relatório indica que o percentual de inadimplência em abril foi de 11,30% e em maio de 10,08%. Isso significa que a inadimplência no comércio na região de fronteira ficou 1,54% acima do que no mesmo período do ano passado.

 “Desde que o índice passou a ser monitorado, jamais apuramos uma inadimplência de dois dígitos por três meses seguidos como agora, pois no mês de março já havíamos atingido o percentual de 10,01%”, explica o diretor-executivo da Acifi, Dimas Bragagnolo.

Já para o consumidor a Acifi aconselha cautela ainda maior e foco no controle orçamentário, pois as medidas de ajuste fiscal aplicados pelos organismos governamentais, tanto na esfera nacional quanto estadual e municipal, impactarão significativamente no custo de vida das famílias brasileiras.