Agronegócio

Iapar divulga avaliação de cultivares para safra de milho

Londrina – Está disponível para download gratuito na página do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) o boletim técnico com a avaliação das cultivares de milho realizada na safra 2017/2018 em todas as regiões produtoras do Paraná. O endereço é http://www.iapar.br.

A publicação tem como objetivo oferecer a técnicos e produtores envolvidos no planejamento do plantio dados sobre cultivares de melhor rendimento e mais adaptadas às condições de solo e clima das zonas produtoras do Estado.

O boletim apresenta resultados de ensaios conduzidos nas regiões norte (Cambará, Floresta Londrina), oeste (Palotina, Santa Helena e Santa Tereza do Oeste), centro-oeste (Campo Mourão), centro-sul (Guarapuava e Ponta Grossa) e sudoeste (Pato Branco). Foram avaliadas 15 cultivares convencionais e 11 geneticamente modificadas, das empresas Avantiseedes, Dow, Geneze, Jmen, Semeali, KWS e Morgan.

O destaque da edição é a avaliação da resposta de cultivares ao tratamento de doenças foliares com fungicidas, experimento conduzido em Campo Mourão e Pato Branco. Foram avaliadas as substâncias piraclostrobina, epoxiconazol e mancozebe.