Saúde

Hoje, Dia Mundial Sem Tabaco, terá ações de capacitação e conscientização

Atualmente, 72% dos municípios paranaenses contam com, ao menos, uma equipe capacitada para o tratamento, seja na Atenção Primária em Saúde ou na Atenção Especializada

Hoje, Dia Mundial Sem Tabaco, terá ações de capacitação e conscientização

 

 

Cascavel – O Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado hoje, 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo. O tema deste ano é “Ajude a proteger a saúde e o Meio Ambiente. Não permita que a nicotina faça parte da sua vida!”.

Atualmente, 72% dos municípios paranaenses contam com, ao menos, uma equipe capacitada para o tratamento, seja na Atenção Primária em Saúde ou na Atenção Especializada. O Programa de Cessação do Tabagismo é ofertado em 288 municípios do Estado. De 2019 a 2021 foram atendidos 20.181 usuários pelas equipes do programa.

A Sesa, por meio de Educação Permanente, promove a capacitação dos profissionais de saúde para ampliação das equipes municipais de atendimento ao tabagista, prevendo alcançar 100% nos próximos anos. Em 2021 foram capacitadas 675 pessoas das equipes multiprofissionais para cessação do tabagismo e 209 profissionais das áreas da saúde e educação, referente à prevenção da iniciação ao uso.