Educação

Geógrafo francês ministra Aula Vertical de Arquitetura e Engenharia

Mathieu Durand fez um passeio pelo mundo, contextualizando o funcionamento da sociedade, história, território e economia

Cascavel – A Unipar – Universidade Paranaense recebeu no último mês palestrante internacional. O geógrafo e professor da Universidade de Mans, na França, Dr. Mathieu Durand, ministrou a Aula Vertical dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil de Cascavel. Ainda, participaram como convidados alunos de História e Design de Moda.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Deborah Paciornik, explica que foi uma aula sobre o histórico dos resíduos, oferecida pela Prefeitura de Cascavel, em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu, Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente) e Escola Nacional Superior de Arquitetura de Nantes. Essa aula teve origem em um curso para capacitação de servidores públicos sobre a sustentabilidade urbana.

“A Aula Vertical tem como objetivo trazer aos alunos uma nova percepção e diferentes perspectivas a respeito de assuntos tratados em sala de aula. O desenvolvimento sustentável tem sido pauta de inúmeras discussões em diversos cursos e é pauta recorrente nas disciplinas formadoras dos cursos de Arquitetura e Engenharia”, justifica.

O tema em discussão foi ‘A história dos resíduos no mundo: recorrência de uma economia circular’. O objetivo foi falar de lixo, sobretudo, de sociedade, modo de consumo e trabalho, identificados através dos resíduos e da história.

O francês mostrou diferentes modos de gestão de resíduos que existiram na história e no mundo, e o que há em relação a esses modelos, por isso, destaca que a relação com a sociedade é tão importante.

“Resíduos são apenas um dos sintomas da vida em sociedade”, atentou, frisando também que o município não tem a responsabilidade de coletar, porém, não quer dizer que não haja gestão de resíduos.