Policial

Gaeco cumpre mandados de prisão contra PMs suspeitos de corrupção na região oeste

A investigação apura a suposta prática, pelos agentes, dos delitos de organização criminosa, peculato, prevaricação e falsidade ideológica

Gaeco cumpre mandados de prisão contra PMs suspeitos de corrupção na região oeste

O Núcleo Regional do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Foz do Iguaçu, com apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Paraná, está deflagrando na manhã desta quarta-feira (30) a chamada Operação “Desviados II”.

Estão sendo cumpridos 15 mandados de prisão preventiva e suspensão do exercício das funções públicas, além de 23 mandados de busca e apreensão, nos Municípios de São Miguel do Iguaçu, Missal, Foz do Iguaçu e Cláudia, no Mato Grosso, sendo um deles cumprido nas dependências da 2ª Companhia da Polícia Militar de Medianeira/PR.

Todos os alvos são Militares lotados, à época dos fatos, na Companhia da Polícia Militar. A investigação apura a suposta prática, pelos agentes, dos delitos de organização criminosa, peculato, prevaricação e falsidade ideológica.

Durante as investigações, foi apontado que os Policiais Militares alvos, utilizando-se do cargo público que ocupavam, ao abordarem pessoas com mercadorias oriundas do exterior (especialmente Paraguai), sem o devido pagamento de tributos, se apropriavam indevidamente de parte ou totalidade dos produtos, com liberação do abordado, incidindo, assim, nos crimes militares de peculato e prevaricação. Ainda, para conferir aparente legalidade à abordagem, registravam boletins de ocorrência ideologicamente falsos, com informações genéricas, sem a descrição pormenorizada dos produtos apreendidos, o que lhes facilitava o suposto desvio de parte ou totalidade da carga.

Durante o cumprimento dos mandados foram recolhidos armas da Corporação, distintivos, coletes balísticos, cédulas funcionais, além de apreendidos documentos diversos, equipamentos eletrônicos, celulares e valores em espécie.

Os mandados de prisão preventiva, afastamento do exercício das funções públicas e busca e apreensão foram expedidos pelo Juízo da Vara da Auditoria Militar Criminal de Curitiba/PR.