Cotidiano

Foz do Iguaçu recebe o 1º Encontro Nacional dos Idosos

Evento promove jogos esportivos, atividades recreativas e palestras voltadas à terceira idade

O I Encontro Nacional dos Idosos foi aberto nesse domingo (13), no Ginásio Costa Cavalcanti em Foz do Iguaçu com várias atividades desportivas e de lazer. Mais de 300 pessoas participaram deste primeiro momento que contou com a presença do Secretário de Assistência Social, Elias de Sousa Oliveira, do Secretário Municipal de Esportes, Antônio Aparecido Sapia, da Presidente do Conselho do Idoso, Rosângela Bonoto, além dos organizadores.

O evento é realizado pela FIEP – Federação Internacional de Educação Física em parceria com a FGJAI – Federação Gaúcha de Jogos Adaptados para Idosos – e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, da Secretaria Municipal de Esportes, Itaipu Kattamaram e Instituto Cataratas do Iguaçu.

As atividades seguem até o dia 15, e reúnem representantes e equipes de atletas de seis cidades do Rio Grande do Sul. Além das modalidades de competição, o encontro conta com ações recreativas e palestras voltadas à terceira idade.

As atividades desportivas acontecem no Ginásio Costa Cavalcanti, no período das 18h às 23h30, e as oficinas de formação estão sendo ministradas no Colégio Dinâmica. Nesta terça-feira (15), o tema da palestra é “A nova geração de idosos: envelhecendo com qualidade” e terá início às 8h30.

Entrada

Os moradores estão convidados a prestigiar o evento. Para participar das atividades, é preciso fazer a doação de duas caixinhas de gelatina que serão encaminhadas às instituições sociais como o Lar dos Velhinhos.

Dentre as modalidades esportivas, estão o Câmbio, um jogo de voleibol adaptado, e atividades recreativas como Jogo da Guampa, Arremesso da Galinha e a Bocha Adaptada.

O I Encontro Nacional dos Idosos acontece paralelo ao Congresso Internacional de Educação Física que é realizado em Foz do Iguaçu há mais de 34 anos e mobiliza atletas do país inteiro, projetando a cidade como importante vitrine do esporte e da saúde.