Política

Foz do Iguaçu abre credenciamento de clínicas veterinárias para programa de castração

Empresas serão responsáveis pela segunda fase do programa, prevista para começar no primeiro trimestre de 2020

Foz do Iguaçu abre credenciamento de clínicas veterinárias para programa de castração

A Prefeitura de Foz do Iguaçu abriu um pregão eletrônico (232/2019) para contratação de empresas (clínicas e/ou hospitais veterinários) para execução de procedimentos contraceptivos em cães e gatos e implantação de microchip no animal, de forma descentralizada, em várias regiões da cidade.

O edital está disponível no Portal da Transparência e também no site www.licitacoes-e.com.br. A abertura e avaliação das propostas acontecem no dia 6 de dezembro, às 10 horas, no setor de compras da Prefeitura. O valor máximo do contrato é de R$ 366.667,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3521-1385 ou pelo e-mail [email protected] ou [email protected].

Com o credenciamento das clínicas, o município dará início à segunda etapa do programa de castração de animais, prevista para o primeiro trimestre de 2020. De acordo com o secretário de agricultura Pablo Mendes, a expectativa é atender 1.400 animais. “A exemplo do que ocorreu entre 2018 e 2019, as cirurgias serão feitas após o cadastro dos moradores na prefeitura. A prioridade será para protetores de animais, ONGs e pessoas cadastradas em programas sociais”, adiantou.

O primeiro programa de castração, lançado em outubro de 2018, atendeu mais de 1.300 animais. A esterilização foi feita em cadelas de até 17 kg e em gatas de até 5 kg. A idade máxima permitida é de 8 anos. “Os números demonstram que o programa teve uma ótima aceitabilidade por parte da população, além de propiciar muitos benefícios à saúde do animal e ao serviço de controle de zoonoses”, lembrou o secretário de agricultura.

De acordo com o médico veterinário do município, Thérbio Moreira, a cirurgia de castração não causa dor ao animal, reduz a agressividade e a chances de doenças. “A castração precoce (antes do primeiro cio) reduz em 98% a chance do desenvolvimento de tumores de mama, além de prevenir a gravidez psicológica e inflamação no útero”, explica.