Cotidiano

Foz: 1ª pré-conferência de turismo inicia debate sobre demandas para o setor

Encontros antecedem a 4ª Conferência Municipal de Turismo, marcada para o dia 16 de julho

Foz: 1ª pré-conferência de turismo inicia debate sobre demandas para o setor

 

Nesta segunda-feira (13), estudantes, empresários, gestores de entidades e comunidade se reuniram para a primeira pré-conferência que deu início aos debates da 4ª Conferência Municipal de Turismo, que ocorrerá no dia 16 de julho e será referência para a elaboração do novo Plano Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu.

Durante a primeira discussão, o foco estava na apresentação das problemáticas que os profissionais mais encontram dentro do setor, com o levantamento de questões relacionadas às áreas de transporte, meio ambiente, segurança, entre outras sugestões dentro da temática: “Foz do Iguaçu, um lugar para viver, visitar e investir”.

A proposta dos próximos encontros que irão anteceder o evento principal será buscar as causas dentro dessas dimensões, envolvendo toda a sociedade e os demais órgãos do poder público para a criação de propostas conjuntas.

De acordo com o secretário da pasta, Paulo Angeli, encontros dessa natureza evidenciam a organização conjunta do turismo em Foz, e ainda possibilitam que a comunidade se integre e participe da discussão.

“O turismo iguaçuense vive um momento diferente. Não é à toa que a gestão uniu o setor de Projetos Estratégicos à pasta, pois a nova mentalidade é a de captar investimentos e promover a cidade para o mundo. A população precisa interagir com esse ambiente, com os turistas, e sentir como o setor é importante para a cidade”, afirmou Angeli.

Os eventos estão sendo organizados pelas comissões de Gestão e Técnica, compostas pela Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), UNIOESTE, Sindhoteis, Visit Iguassu, Itaipu Binacional, PTI-BR, Câmara de Turismo, Paraná Turismo, Polo Iguassu, ACIFI e conta com apoio de outras instituições como SENAC e SEBRAE.

O presidente do Comtur, Yuri Benites, reforçou o desejo de trabalhar de forma coletiva e com pensamentos inovadores. “Temos que pensar hoje, mas com a cabeça no futuro e no que será o turismo de amanhã. Estarmos aqui já representa que essa é a mentalidade coletiva, ou seja, um ótimo sinal de que as propostas e conversas estarão alinhadas”, completou.

Além dos órgãos oficiais, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, também é umas das parceiras na organização, por meio do curso de Turismo.

“Estamos na comissão técnica que elaborou o formato para que as demandas de todos fossem integradas. Temos documentos norteadores, que estão alinhados com órgãos mundiais, e por isso estamos seguros de que teremos uma grande participação”, contou Aline Henz, professora e pesquisadora no curso de Turismo.

Próximos encontros

Todas as reuniões serão realizadas na sede da Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos, Av. das Cataratas, 2330. Confira as próximas datas:

-22/06, das 18h30 às 21h30 – 2ª Pré-Conferência – (setor empresarial e investidores).

– 27/06, das 18h30 às 21h30 – 3ª Pré-Conferência – (entidades, lideranças setoriais e profissionais atuantes no turismo).

– 30/06, das 18h30 às 21h30 – 4ª Pré-Conferência – (comunidade, lideranças comunitárias, trabalhadores de outros segmentos).

– 02/07 (sábado) das 14h às 17h – 5ª Pré-Conferência – Público: (instituições de ensino, docentes e estudantes).

– 16/07 (sábado) das 14h às 17h – Conferência Final – Público: Geral.

Assessoria