Cotidiano

Fieis lotam Catedral para posse do novo arcebispo de Cascavel

Dom Adelar adentrou na catedral conduzido pelo Arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, atual presidente da CNBB Sul 2

Fieis lotam Catedral para posse do novo arcebispo de Cascavel

 

Cascavel – Cascavel estava desde 11 de março sem arcebispo, após a morte da morte de Dom Mauro Aparecido dos Santos, vítima da Covid-19. Mas, no último domingo, fieis lotaram a Catedral Metropolitana para posse de Dom Adelar Baruffi, que tinha sido nomeado arcebispo metropolitano de Cascavel pelo Papa Francisco no dia 22 de setembro. A cerimônia de posse também pôde ser acompanhada ao vivo pela TV Evangelizar bem como pelas redes sociais da arquidiocese.

Dom Adelar adentrou na catedral conduzido pelo Arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, atual presidente da CNBB Sul 2, e pelo cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer. A celebração eucarística foi presidida por Dom Geremias Steinmetz, um momento de profunda importância quando foi entregue o báculo (cajado) episcopal, símbolo do pastor que foi chamado por Cristo e confirmado pelas palavras do Papa Francisco. Após a recepção do báculo, Dom Adelar foi cumprimentado pelo colégio de consultores da arquidiocese, pelo clero, representantes da vida religiosa (leigos e leigas), gesto realizado em sinal de respeito e obediência ao novo arcebispo.

Na celebração estiveram presentes 15 bispos de vários estados do Brasil e mais de 100 padres, autoridades e familiares de Dom Adelar, juntamente com fiéis de Cruz Alta (RS), sua cidade natal. Em sua homilia Dom Adelar fez um agradecimento especial ao padre Reginei José Modulo (Padre Zico), que administrou a arquidiocese desde a morte de Dom Mauro, e destacou a missão da igreja resumida nas palavras de Jesus, registradas nos evangelhos, em “amar a Deus sobre todas as coisas” e “amar os irmãos”. (Redação com Agência Berit Press)