Educação

Ferramentas e recursos para estudar ciências

Tecnologia e vivência com o meio trouxeram novos conhecimentos aos alunos

A disciplina de ciências já é uma das preferidas na escola, pois, é nela que estudamos a vida e tudo aquilo que nos cerca. Toda a criação e criatura estão presentes nos livros, com seus conteúdos que mais encantam crianças e adolescentes. O mais incrível no estudo de ciências é que temos sempre à disposição os objetos de estudo. Ao sair pra passear no parque, quando vamos ao mercado, em viagens e até mesmo na escola. Foi este último o cenário que a professora Simone aproveitou em suas aulas. Tanto o pátio como a sala de aula, com seus recursos e ferramentas, contribuíram para descobrirem algo novo no mundo das plantas, do ar e da atmosfera do nosso planeta.

Estudar sobre o Reino das Plantas e suas classificações, com certeza é muito interessante. A natureza é maravilhosa e propicia caminhos coloridos nos mais diversos locais. Para pesquisar sobre o assunto, com os alunos dos 7ºs anos (A/B/C) do Ensino Fundamental 2, a professora Simone, na disciplina de Ciências, organizou sua aula através de uma caminhada pelo jardim e área verde do Colégio.

E o cenário foi original, rico em diversidades de plantas e flores. Os alunos registraram suas observações através de desenhos e relatos e classificaram as plantas que escolheram. Retornando para a sala eles concluíram suas pesquisas partilhando e demonstrando aos colegas os conhecimentos adquiridos.

Já para estudar sobre o AR e a ATMOSFERA, com os alunos dos 6ºs anos (B e C) do Ensino Fundamental 2, a professora Simone, orientou o uso do Chromebook, um dos recursos da tecnologia, o qual facilita e motiva os estudantes em suas pesquisas e resolução de cruzadinhas sobre os assuntos citados. A interação garante o sucesso da aprendizagem, já a utilização do jogo contribuiu para que a aula se torne mais divertida.

Estas duas experiências realizadas pela professora com seus alunos, comprovam que tanto a tecnologia quando a vivência com o meio que nos cerca diariamente, nos possibilita aprender. Por meio da pesquisa e observação, as turmas dos sextos e sétimos anos adquiriram conhecimentos únicos que levarão para a vida toda. Para este aprendizado é necessário que sejam aproveitados os recursos da melhor forma possível, com foco naquilo que de melhor possam oferecer.