Cotidiano

Falta pouco, mas não há data para entrega do novo Cisop

Prazo contratual terminou em junho deste ano

Falta pouco, mas não há data para entrega do novo Cisop

Quem olha de fora se enche de esperança, pois, após tanta demora, o prédio parece quase pronto. Só que, com 80% da obra concluída e com o contrato já vencido, ainda não há previsão de entrega da nova sede do Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), no Bairro Santa Cruz, em Cascavel.

A história é longa e se arrasta por mais de seis anos. O valor da obra é de R$ 6,5 milhões, investidos em uma estrutura de 4 mil metros quadrados.

O prazo inicial para a entrega era de 18 meses após a assinatura da ordem de serviço, em 2014. A primeira empresa responsável pela construção do prédio abandonou o trabalho em 2016, depois de ter feito apenas o aterro, o muro gabião e instalado os pilares de subsolo.

Em junho de 2018, uma nova ordem de serviço foi assinada, desta vez com data prevista de entrega em 12 meses, ou seja, junho de 2019, o que também não aconteceu. Foram feitos dois aditivos de prazo de seis meses cada um, transferindo a entrega para junho deste ano.

Com 80% da obra concluída, a entrega parece uma incógnita. “Faltam ainda acabamentos finais. Estamos na fase de pinturas, ajustes de acessos ao prédio”, explica o arquiteto Carlos Engelhardt, fiscal de obras da Secretaria da Saúde de Cascavel.

A grande expectativa da população é com o início do atendimento na nova sede. “Isso ainda não está definido. Não conseguimos determinar o prazo final da entrega”, resume Engelhardt.

Segundo ele, o atraso agora se deve também à pandemia. “A pandemia afetou bastante o andamento do cronograma e ainda está afetando, não possibilitando o fluxo ideal de funcionários trabalhando no canteiro”, explica.

Falta de espaço

A sede do Cisop fica na Rua da Bandeira, perto da Delegacia da Polícia Civil, no Centro. No local, são feitos cerca de 700 atendimentos diários, um total de 20 mil procedimentos por mês. A grande reclamação dos pacientes é com relação à estrutura precária. “A atual sede é muito antiga e possui um espaço que não condiz com a realidade e o tamanho do consórcio. A nova sede do Cisop vai melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes de toda a região, com mais conforto, novos e melhores equipamentos”, afirma o secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Stefanello.

O presidente do Cisop, Leonir Antunes dos Santos, informa que, com a nova sede, o número de atendimentos será multiplicado: “Quando a nova estrutura física estiver disponível, será possível triplicar a capacidade de atendimento, com mais qualidade e agilidade”.

O que é o Cisop

O Cisop é o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná criado em novembro de 1995, formado por 25 municípios, atendendo quase meio milhão de habitantes que fazem parte da área de abrangência da 10ª Regional de Saúde de Cascavel.

É mantido com recursos do SUS e dos municípios associados. No local são oferecidas consultas com dezenas de especialistas. O agendamento é feito pelos próprios municípios, que têm cotas mensais, correspondentes ao valor repassado por eles.