Cotidiano

EUA comemoram acordo de paz na Colômbia

WASHINGTON – A Casa Branca publicou nesta quinta-feira uma declaração comemorando o acordo de paz na Colômbia entre o governo e as Farc. Afirmando se tratar de “um dia histórico”, o texto assinado pelo presidente Barack Obama diz que a “guerra mais longa do hemisfério ocidental está chegando ao fim?.

“Vemos, mais uma vez, que um compromisso sustentado com a diplomacia e com a reconciliação pode superar até mesmo os conflitos mais arraigados” afirma a declaração.

O presidente americano elogia o trabalho de seu colega Juan Manuel Santos por sua “corajosa liderança” durante as negociações. “Agradeço de igual maneira ao governo de Cuba pela realização dessas conversações, o co-fiador Noruega e o enviado especial dos Estados Unidos, Bernie Aronson, por suas contribuições para o processo de paz”, diz a nota.

Obama salienta que, mesmo com este acordo, falta muito trabalho de reconciliação a ser feito e oferece novamente ajuda à Colômbia.

“Por gerações, muitos colombianos conheceram apenas um país devastado pela guerra. Muitos ao redor do mundo têm visto a Colômbia apenas como um lugar de conflito. Mas, como eu vi quando visitei a Colômbia há quatro anos, uma transformação notável ocorreu. Graças à força e o espírito do povo colombiano de hoje, a Colômbia está se movendo em direção a um futuro de otimismo e esperança. Os Estados Unidos tem orgulho de estar com o povo colombiano, pois continuam no caminho para a paz e prosperidade duradouras”, conclui a nota.