Cotidiano

Após reportagem do Hoje News, Prefeito suspende convocação de servidores da Cettrans

O Prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos suspendeu a contratação de novos servidores da Cettrans na manhã dessa quarta-feira (03), após a reportagem do Jornal Hoje News ter denunciado o caso na edição de hoje. Veja a reportagem na íntegra e abaixo a nota emitida pela prefeitura.


Em extinção, Cettrans chama mais servidores

Apesar de estar em vias de ser extinta, a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) segue com as contratações de servidores. Mesmo depois da apresentação do modelo de autarquia defendida pelo prefeito Leonaldo Paranhos, cujo principal argumento é o enxugamento dos custos, o ritmo de publicação de editais tem sito intenso nas últimas semanas. Foram convocados para apresentação de documentos e participação de cursos 62 concursados: 34 agentes de trânsito, 20 agentes de transporte e oito agentes operacionais.

O mais recente chamamento público do Edital 001/2015 – prorrogado até novembro – foi publicado ontem. Foram convocados sete agentes de trânsito I e seis agentes de trânsito II para se inscrever no curso de formação. De hoje até sexta-feira serão recebidos os documentos para a inscrição, na Cettrans. O curso será de 2 a 31 de maio.

Em 27 de março foram convocados 20 agentes de transporte e oito agentes operacionais. No dia 26 foram chamados dez agentes de trânsito I e mais 11 agentes de trânsito II.

Fim da Cettrans

Em uma articulação com o Legislativo cascavelense, os gestores públicos defendem que o futuro é a criação de uma autarquia. A Cettrans é uma empresa pública, o que, segundo a prefeitura, tem alto custo com salários, impostos trabalhistas e indenizações.

Mesmo com o adiantado processo de extinção, o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, diz que a contratação de servidores é fundamental para manter os serviços – os novos servidores vão repor vagas. “Muitos passam em concurso e deixam a Cettrans, por isso precisamos chamar esses aprovados. Não haverá prejuízos, pois, mesmo com a extinção da Cettrans, os servidores serão mantidos, como já assegurou o prefeito”, diz Pelissaro.

Contudo, na semana passada, estudo sobre a extinção da Cettrans apresentava a possibilidade de corte de 30% do quadro de pessoal.

Pelissaro diz que nem todos assumem a vaga.

Reportagem: Josimar Bagatoli


A Prefeitura emitiu uma nota suspendendo a contratação dos servidores, leia abaixo a nota na íntegra:

O prefeito Leonaldo Paranhos, em conversa com o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, determinou a suspensão de novas contratações de pessoal na companhia. “Temos toda responsabilidade de manter o funcionamento do trânsito e de todos os serviços que estão a cargo da Cettrans. A extinção está em processo, em transição, mas nenhum serviço pode ser prejudicado”, disse o prefeito, ressaltando ainda que “nenhuma contratação será efetivada sem que antes façamos uma análise detalhada e, por enquanto, todas as contratações na Cettrans estão suspensas”.

Pelissaro explicou que em 2019, a Cettrans não efetivou nenhuma contratação de pessoal. “Temos servidores que pediram exoneração, outros estão afastados por motivos de saúde, férias, licença prêmio e temos grande demanda de serviço”. Segundo o presidente da Cettrans, que lembrou, por exemplo que antes eram três terminais de transbordo e agora são cinco, “a convocação dos aprovados em concurso e a preparação deles nos dá instrumentos de reposição emergencial das equipes, mas toda contratação é discutida com o prefeito antes da efetivação”.

Ainda segundo Pelissaro, das convocações dos candidatos aprovados realizadas este ano, menos da metade foi atendida. “A população cobra que a Cettrans esteja presente, faça o seu trabalho, mas as equipes vêm sofrendo baixas e temos que manter as condições mínimas de atendimento”, completou.