Educação

Em Cascavel, há oferta para pós-graduação em História Contemporânea e do Brasil

Cascavel – Os profissionais das áreas de História, Geografia, Pedagogia, Educação, Sociologia, Antropologia e Direito têm mais uma opção para se especializar. História Contemporânea e do Brasil é a nova oferta de pós-graduação da Unipar – Universidade Paranaense, unidade de Cascavel.

O curso discutirá aspectos como sociedade, política, economia, cultura, arte, religião, educação e interdisciplinaridade. A proposta é contribuir para a qualificação do ensino e formação dos profissionais de diferentes áreas, para entender os mecanismos da sociedade atual. Também busca fomentar a produção histórica a partir de rediscussões historiográficas.

A especialização, ainda, visa envolver a cultura como um conjunto de significados partilhados e construídos pelos homens para explicar o mundo, como uma forma de expressão e tradução da realidade, e refletir sobre os diversos seguimentos da história, cultura, arte, do simbólico, religião e da educação, atrelando a produção de conhecimento com temas relevantes da atualidade.

Entre as disciplinas competentes estão: Abordagens contemporâneas: tecnologias, mídias e meio ambiente; Aspectos econômicos contemporâneos no Brasil e no mundo; Cultura e relações de poder: representação, simbolismo, imaginário e mito; Direitos Humanos, ética e cidadania, diversidade e educação; Educação, interdisciplinaridade e Metodologias para o ensino de História; História da Arte Contemporânea; História do Brasil Contemporâneo; História do Tempo Presente e Imediato; História, religião e questões contemporâneas; Multiplicidade cultural, arte, diversidade indígena e afro-brasileira; O mundo contemporâneo e seus desafios: revoluções, movimentos sociais, políticos e ideológicos; Organização do espaço mundial e geopolítica contemporânea; Pós-modernidade, identidade, memória e educação; e Teorias da História: conceitos, métodos e práticas na produção do conhecimento.

Início das aulas

As aulas estão previstas para iniciar em abril, em regime quinzenal, às sextas-feiras, das 19h às 23h, e aos sábados, das 7h30 às 13h30, sob a coordenação do professor Fausto Alencar Irschlinger. Mais informações podem ser obtidas no site www.unipar.br ou pelo telefone (45) 3321-1300.