Cotidiano

Eletrobras e Ande definem acordo de Itaipu

Apesar da polêmica no início do ano que levou ao cancelamento do acordo assinado em maio, os termos do acordo não foram divulgados

Foz do Iguaçu – A Itaipu divulgou ontem que a Eletrobras e a Ande estabeleceram o cronograma de contratação da potência da Itaipu Binacional no período 2019-2022.

A contratação da potência por quatro anos dá maior previsibilidade ao planejamento das duas entidades compradoras e assegura à usina binacional os recursos necessários para seu adequado funcionamento e, por consequência, para a estabilidade no fornecimento de energia elétrica a ambos os países.

Apesar da polêmica no início do ano que levou ao cancelamento do acordo assinado em maio, os termos do acordo não foram divulgados. Apenas que o resultado das tratativas não provocará aumento na tarifa de energia em qualquer um dos dois países.

A Itaipu disse apenas que, “com a contratação de potência assegurada até o final de 2022, Itaipu poderá continuar a honrar compromissos importantes, como, por exemplo, o pagamento dos royalties e das despesas de exploração, nas quais estão inseridos gastos com desenvolvimento social, entre eles as duas pontes internacionais entre Brasil e Paraguai a serem custeadas pela entidade binacional”.