Formado na última turma do curso de Segurança do Trabalho na modalidade EAD (Educação a Distância) da Univel, em 2016, Mauro Becker utilizou seus aprendizados para melhorar a vida de pessoas que possuem dificuldade de locomoção. A inspiração surgiu em um momento de dificuldade quando seu sogro cadeirante, já com 102 anos de idade, precisou de ajuda. “Minha sogra não tinha mais forças para levantá-lo e ficava com vergonha de pedir aos vizinhos, já que por várias vezes ele tentou se levantar sozinho e caiu. Por isso resolvi ajudá-lo”, conta Mauro.

O equipamento criado por Mauro uniu segurança e praticidade com base em tudo o que aprendeu na graduação e com outros equipamentos que não eram tão seguros e já existiam no mercado. “O curso me ajudou a entender sobre a necessidade das medidas de segurança e a como colocá-las em prática por meio da análise de riscos. Criei um projeto que é extremamente intuitivo no uso, seguro e ainda pode ser desmontado para utilização em outros lugares”, explica.

Após mais de quatro anos trabalhando no complexo equipamento, o objetivo agora é desenvolvê-lo, para que fique acessível a todos. “Vendo e ouvindo relatos do benefício que já trouxe às pessoas, cada vez me motiva mais a continuar colocando minhas ideias em prática”, ressalta o “inventor”, que já patenteou seu projeto e cria equipamentos personalizados para cada caso.