Cotidiano

Dr. Bactéria ministra palestra na Unipar

Evento on-line teve o renomado profissional, que falou sobre cuidados necessários para diminuir a contaminação por coronavírus, que ainda está aí

Dr. Bactéria ministra palestra na Unipar

A Universidade Paranaense – Unipar teve a honra de receber o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, por seus quadros de saúde na televisão brasileira. O encontro aconteceu via o canal Unipar Cascavel, no Youtube.

O tema em questão foi ‘Mitos e verdade: como evitar covid-19 dentro de casa’, e a mediação foi do coordenador do Núcleo de Saúde – Biomedicina e Estética, professor Raphael Sahd. O evento foi aberto ao público em geral.

O convidado especial falou sobre o manuseio correto ao chegar a com compras em casa, potência do bicarbonato na limpeza doméstica e na lavagem de roupas, qual a melhor e a pior máscara, a importância da ventilação da casa, escritório ou academia. Também orientou a como limpar o celular. “O hábito de tomar banho quando chega em casa, isso é higiene básica; não é por causa do coronavírus”, reforçou o biomédico.

Também indicou que água e sabão eliminam 91% da contaminação e, o álcool gel, 85%, segundo pesquisas. “Só não pode ter TOC, pois, se lavar a mão mais de 25 vezes por dia, a contaminação volta a aumentar, pois diminui a resistência da pele e acaba com o seu microbioma”, informou.

Em relação às perspectivas de medidas sanitárias, disse que para falar que a pandemia está controlada não pode mais morrer gente, deve ser baixo o nível de internação de casos graves e 80% da população deve estar vacinada.

 

Curso de Educação Física intensifica a preparação para o Enade

 

Estudantes fazem a prova neste domingo; conteúdos relacionados à área de esporte foram aprimorados durante o bimestre

 

O 3º e 4º bimestres foram de muito estudo para os alunos do 4º ano do curso de Educação Física Bacharelado da Universidade Paranaense – Unidade de Toledo. Além das disciplinas da grade curricular, a turma se prepara para o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2020.

A prova acontece neste domingo, 14. Os alunos participam de simulados, aulas e atividades que visam a intensificar a preparação para a avaliação. Lembrando que esta edição do Enade era para ter acontecido no ano passado, mas, devido à pandemia da Covid-19, será realizada agora.

Ao longo da preparação, professores da instituição e convidados auxiliaram nas atividades, reforçando os temas de esporte individual e coletivo, atividade física e exercício físico, prescrição de exercícios para a saúde, organização e gestão de eventos, treinamento desportivo, tecnologia da informação, fisiologia do exercício, interpretação de texto, entre outros.

Para o coordenador do curso, professor Robson Recalcatti, realizar atividades extras, além das disciplinas específicas que ao longo da graduação os alunos vivenciaram, é dar a devida importância e atenção para uma avaliação que tem um peso enorme dentro do sistema avaliativo do MEC.

“O nosso aluno precisa se sentir e estar preparado para essa avaliação, e para que isso fosse possível criamos um calendário a parte, com aulas semanais ao longo do ano, visando à preparação deles”, motiva o professor.

O cronograma de atividade encerrou na quarta, 10, com a realização do 3º simulado. A acadêmica Fernanda Ribas Finkler está aproveitando ao máximo as atividades propostas: “Esta preocupação que a coordenação tem para com nós alunos, nos dando todo o auxílio possível neste momento, nos deixa mais confiantes e seguros para ter um bom desempenho”.

 

Enade

Segundo o Ministério da Educação, o Enade é a ferramenta que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares. O resultado também indica o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial.