Cotidiano

Doações de sangue caem cerca de 40% no Hemocentro de Cascavel

Com menos médicos para triagem, doadores precisam agendar doação

Cascavel – Quem já precisou de uma transfusão de sangue sabe a importância da doação. E é neste período do ano que elas sofrem maior queda devido às baixas temperaturas e as férias. O Hemocentro de Cascavel está com o estoque de todos os tipos abaixo do mínimo.

“Um dos fatores que contribuiu é a mudança no clima, além de muitas pessoas viajarem nesta época do ano e isso também influencia”, afirma a assistente social do Hemocentro, Maria Luiza da Silva.

Mas nos últimos dias o doador tem precisado se programar antes de ir ao Hemocentro. É preciso ligar para saber em qual período terá médico. A falta de profissionais tem alterado a rotina de atendimentos.

“Estamos com um médico de férias e outro em licença especial. Pedimos aos doadores que liguem antes para saber se terá médico no horário escolhido para a doação. Já solicitamos à 10ª Regional de Saúde e estamos remanejando profissionais para que voltemos a atender em tempo integral todos os períodos”, acrescenta Silva.

Para fazer a doação é preciso passar por uma triagem médica para aferição da pressão arterial, peso, altura e outros procedimentos.

As 80 doações diárias caíram, em média, 40%, reduzindo para menos de 50. O Hemocentro atende 22 unidades hospitalares em Cascavel e nos 25 municípios cobertos pela 10ª Regional da Saúde.

(Com informações de Eliane Alexandrino)